Em um brilhante, árduo e incansável trabalho de combate ao crime, Equipes da Força Tática, da Polícia Militar de Linhares, durante noite deste sábado (16/10) e madrugada deste domingo (17/10), prendeu nove elementos suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas na região de Bebedouro e Rio Quartel, entre eles suspeitos de terem assassinado Wilker Bandeira dos Santos, em Bebedouro.
A Equipe da Força Tática por volta das 22:30h, foi informada pelo Centro de Comando Operacional , do 12º BPM, que havia ocorrido uma tentativa de homicídio na Av. Ana Barcelos Correa, bairro Bebedouro, onde dois indivíduos haviam disparado contra uma pessoa de bicicleta, conforme registro do BU 46119084. Cerca de 40 minutos após a tentativa os militares foram informados que na Rua, já citada, havia ocorrido um homicídio, de acordo com BU 42119216.
Os Policiais da Força Tática foram até o local do crime, tendo tomado conhecimento, que quatro homens haviam chegado a bordo de um carro de cor branca, invadiram a casa e efetuaram vários disparos contra a vítima Wilker que veio a óbito no local, e depois fugiram pela estrada de chão sentido a Rio Quartel. De posse dessas informações as equipes realizaram o patrulhamento tático motorizado, quando recebeu denúncia anônima dando conta que dois dos autores do homicídio eram as pessoas de J.S.R. 24 anos e J.M.M. A . 28 anos. Ainda conforme denúncia os elementos estavam escondidos e comemorando a morte de Wilker na Rua das Flores, mais precisamente no local conhecido como “Beco da Madalena”, a denúncia ainda detalhou que os elementos estavam na última casa (final do beco), em Rio Quartel. O local é bastante conhecido das guarnições por já ter cumprido mandados de buscas e apreensões, bem como apontado como ponto de venda de entorpecentes.
Durante o deslocamento das equipes os policiais ainda tiveram a informação de que a motivação do homicídio, em Bebedouro, seria a disputa por pontos de venda de drogas na localidade, elementos de Rio Quartel querendo tomar o controle do tráfico de drogas em Bebedouro.
Ao chegar a Rio Quartel, usando de suas experiências, os militares foram a pé pelo pasto, por trás da casa apontada na denúncia, neste momento os militares ouviram várias pessoas conversando, eles cercaram a residência. Enquanto isso duas viaturas chegaram pela frente do beco, quando os elementos perceberam a presença das viaturas tentaram empreender fuga, um elemento, que tem as iniciais do nome, D. R. A. 25 anos de idade, pulou o muro dos fundos, com uma arma de fogo na mão, mas foi surpreendido pelos militares, que ao ver o elemento com a arma em punho efetuou um disparo, que não atingiu o suspeito, neste momento D. decidiu se entregar e confessou “perdi! Perdi !” e se entregou deitando no chão. Sendo encontrado em sua posse 01 Pistola marca Tisas Turkiye, Calibre .380, arma do mesmo calibre usado para matar Wilker, com a numeração principal raspada, e estava com 01 munição na câmara e com um carregador municiado com mais 05 munições intactas de mesmo calibre.
Durante a ação dos militares foi percebido que o indivíduo posteriormente identificado como J. S. R. 24 anos, arremessou um objeto aparentando ser uma arma de fogo, em direção ao pasto e outro (não identificado visualmente), arremessou uma sacola também em direção ao pasto, e na sequência outro indivíduo, que já havia sido identificado como J.M.M. A. 28 anos, dispensou dentro da casa 01 revólver, marca Taurus, Calibre.32, numeração 41401, municiado com 06 munições de mesmo calibre, sendo uma picotada.
Os policiais ainda abordaram os demais elementos que estavam no quintal, sendo identificados como F. M. A. de 25 anos; J. O. M.S. 39 anos; F. F. P. 21 anos; R. P. A. 56 anos; B. M. A. 21 anos; L. R. S. 44 anos e ainda um adolescente de 17 anos, eles foram revistados e nada de ilícito foi encontrado.
Os militares ainda fizeram buscas pelo pasto, no entanto, devido ao período noturno e a vegetação, foi encontrado apenas a sacola que foi arremessada, a qual continha 21 pedaços maiores de crack, pesando aproximadamente 508 gramas; 31 pedras de crack; 116 buchas de maconha; 165 papelotes de cocaína; 01 balança de precisão; 03 munições intactas cal. 380, marca CBC; várias sacolinhas de chup-chup (comumente usadas para o embalo de entorpecentes) e a quantia de R$ 1.704,10 em espécie, em notas diversas e moedas. Já no quintal da residência, onde estavam os elementos, foram encontrados 05 aparelhos celulares, todos de marca Samsung e no interior do imóvel, dentro do quarto, foram encontradas 02 toucas ninjas de cor preta. Ao serem questionados sobre o homicídio, ninguém manifestou interesse em falar, bem como não quiseram relatar quem arremessou a sacola. Mas os policiais militares, com profundo conhecimento e pela dinâmica dos fatos e pelo local onde estavam no quintal, eles acreditam que todos os indivíduos que estavam na casa tinham conhecimento da sacola com o entorpecente e também sabiam das armas no local.
Após os procedimentos de praxe e com a existência da denúncia dos possíveis autores do homicídio, assim como o encontro de todo material ilícito e nenhum dos abordados quiserem falar, todos os 10 (dez) indivíduos abordados qualificados foram encaminhados até à 16ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares, juntamente com o material apreendido. Apenas um elemento apresentava lesões, arranhões superficiais nas pernas, próximo aos joelhos, em decorrente da fuga pelo muro, onde havia cacos de vidro.
MATERIAIS APREENDIDOS
508 Gramas de Crack ( em 21 pedaços grandes);
31 Pedras de Crack;
116 Buchas de Maconha;
165 Papelotes de Cocaína;
01 Revólver calibre 32 numeração 41401;
01 Pistola calibre 380, marca Tisas Turkiye, de fabricação Turca, com uma numeração 34525 e com a numeração principal raspada;
06 Munições calibre 32;
09 Munições calibre 380;
R$ 1.704,10 em espécie;
Várias sacolas de chup-chup vazias;
01 balança de precisão;
05 Aparelhos de celulares