Na tarde desta quarta-feira (13/10), Policiais Militares da Força Tática, do 12º BPM prendeu Pablo do Rosário Santos, vulgo “Escobar”. Ele é considerado pela Polícia um dos chefes do crime, que comanda a área Norte do município.
A prisão se deu após importantes investigações do Serviço Reservado do 12º BPM, após levantamentos na região da área norte da cidade de Linhares.
Na tarde desta quarta-feira a PM recebeu a informação de que um indivíduo foragido da justiça estaria escondido no Residencial Jocafe I. As informações ainda davam conta de que tal indivíduo também era um dos envolvidos nos roubos, inclusive de veículos, que ocorreram nos últimos dias na área de atuação do 12º BPM, que são, Linhares, Rio Bananal e Sooretama. De posse das informações o Serviço de Inteligência deslocou-se para o bairro, e a equipe da Força Tática juntamente com as duas guarnições da 3ª Cia, abordo das RPs 4546 e 4677. Ao chegar no local foi feito o cerco, e após chamar pelos moradores, foi percebido que uma pessoa veio até a janela da residência com uma arma de fogo na mão, sendo reconhecido pelos policiais, que se tratava de Pablo, mas ele retornou para dentro da casa. Foi anunciada a presença policial e que o local estava cercado, e em seguida os militares adentraram a residência, tendo em vista que a porta estava encostada.
A equipe de policiais abordou o suspeito dentro do banheiro e foi feita revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado, sendo o detido identificado como Pablo do Rosário Santos, vulgo “Escobar”. Ao consultar os registros criminais, foi constatado que o elemento era fugitivo da Penitenciária Regional de Linhares, conforme comunicação do dia 01/09/2021.
O detido foi questionado sobre a arma e Pablo confessou que tinha dispensado dentro do cesto de roupas sujas, próximo ao banheiro, juntamente com uma mochila contendo entorpecentes. Ao verificar no local indicado, foi encontrada uma mochila com, 01 revólver Cal. 38, marca Rossi, numeração E008680, municiado com 06 munições intactas de mesmo calibre; mais 03 munições, também Cal. 38, intactas; 06 tabletes de diversos tamanhos de maconha, que totalizaram aproximadamente 1,586 Kg; 38 buchas da mesma droga; 27 papelotes de cocaína; 02 pedaços brutos de Crack, que totalizaram 44 g; 28 pedras do mesmo entorpecente, carteira contendo R$ 2.520,00 (dois mil quintos e vinte reais), em espécie, em notas diversas; e 04 aparelhos celulares (todos de marca Samsung; sendo 01 de cor azul, 01 de cor dourada e 02 de cor preta). Segundo o foragido o celular dourado e o celular preto, foram recebidos em troca de entorpecentes.
Ainda durante as buscas no quarto também foi encontrada uma sacola contendo joias e chaves, sendo 02 relógios dourados (01 marca Invicta e 01 marca Technos), 03 cordões (sendo 02 dourados e 01 prateado), 01 aliança prateada e 02 molhos de chaves, todos de origem duvidosa, além de uma Carteira Nacional de Habilitação, cujo nome, quanto foi consultado no sistema foi constatado que o proprietário do documento foi vítima de roubo na terça-feira (12/10), conforme BU 46084065, onde foi levado seus pertences e sua CNH.
Os policiais ainda questionaram Pablo sobre as suspeitas de que ele havia praticado diversos roubos, ele confessou ter participado do roubo ocorrido na localidade do córrego Farias distrito de Linhares, onde foi levado um automóvel modelo Siena, ele disse que e que na ocasião Luca e Riquelre, também participaram do roubo. Questionado sobre as circunstâncias dos roubos, ele informou o Siena quando roubado foi deixado na região do bairro Nova Betânia, e sempre tinha outra pessoa que buscava e dava destino nos veículos, para a cidade de Vitória ou Teixeira de Freitas, na Bahia. Pablo ainda disse aos militares que os outros roubos foram praticados por Riquelme, pois estava devendo 10 mil em dívidas de drogas, e resolveram fazer um acordo para levantar o dinheiro.
As guarnições da PM deslocaram até à casa onde Pablo relatou que estava morando, que fica na Rua Lafayete Amancio Nespoli, bairro Nova Betânia, mas ao entrarem no imóvel foi constatado que em seu interior só havia dois colchões no chão.
Após o encerramento da diligência o fugitivo foi conduzido até à 16ª Delegacia Regional Polícia Civil de Linhares juntamente com o material apreendido.
Esta prisão para a polícia é de grande relevância, pois segundo ela se trata da prisão de um dos lideres do crime que atua em Linhares.
A defesa dos citados na matéria, caso queiram, tem o espaço aberto para se manifestarem a respeito do fato. O número de contato é: 27-99527-2726.