No Final da tarde desde sábado (18/05), Militares da Força Tática, durante patrulhamento tático motorizado pela Rua Sebastião da Silva Pratti, bairro Planalto, em Linhares, policiais avistaram um suspeito, em frente a um bar, o mesmo ao perceber a aproximação da guarnição o suspeito demostrou nervosismo.
Foi realizada a abordagem e busca pessoal, sendo encontrada com o suspeito, identificado com Vagner Pereira Santos, 26 anos, a quantia de R$ 45,00 reais em espécie e um volume coberto com plástico, pesando aproximadamente 25 G, que segundo Vagner, tratava-se de cocaína. Ao ser questionado a procedência da droga e onde morava, ele informou que era para seu uso e não soube explicar onde residia, afirmando que era da cidade de Porto Seguro, Bahia, e estava na casa de uma tia e não sabia o endereço. Os policiais perceberam que o abordado estava tentando ludibriar a guarnição, haja vista que a todo o momento entrava em contradição. Ao ser interrogado novamente, o individuou decidiu cooperar e falou que estava morando em uma casa que fica quase em frente ao local da abordagem. A guarnição foi até o local indicado, e quando entrou, deparou com um elemento identificado como, Anderson Oliveira Santos, 25 anos, o qual estava deitado em um colchão na sala. Ao ser submetido à abordagem, Anderson informou que de baixo do colchão tinha o restante do entorpecente. Ao averiguar, foi encontrado em uma sacola com 23 pacotes de cocaína, cada um pesando em média 25 G, (que ao todo pesou aproximadamente 580 G); 13 papelotes de cocaína; 15 pedras de crack; 01 tablete e dois pedaços de maconha, pesando quase um KG; 01 revólver cal. .32, marca Smith & Wesson, numeração 412877, municiado com 6 munições intactas cal. .38; 01 balança de precisão; 02 folhas com anotações telefônica; a quantia de R$ 1.100,00 em espécie ; materiais plásticos para embalo do entorpecente e 03 celulares da marca Samsung. Ao serem questionados sobre todo material encontrado, Aderson afirmou que veio do estado da Bahia juntamente com Vagner, através de um contato que tinha com um indivíduo do Rio de Janeiro, de alcunha “Tio”, e tinha por finalidade receber o material entorpecente e revender em Linhares, fatos estes confirmados por Vagner. Ao serem indagados desde quando estavam na cidade, Vagner afirmou que a dupla esta há mais de duas semanas, que antes alugaram uma casa no bairro Santa Cruz e depois mudaram para o bairro Planalto.
Ainda de acordo com os relatos dos envolvidos, eles disseram que vieram do estado da Bahia para se integrarem a um grupo criminoso que atua no bairro Santa Cruz, que tem como líder a foragida da justiça de nome Edna (vulgo Tia), e seu companheiro de alcunha Jhó (vulgo Tio).
A dupla e todo o material apreendido foram conduzidos à 16ª Delegacia Regional da Policia Civil de Linhares.