Técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em conjunto com a Polícia Civil, identificaram furto de energia em dois estabelecimentos localizados nos municípios de Viana e Guarapari. As irregularidades foram constatadas durante ações de fiscalização.
Em Viana, o furto foi encontrado em uma sorveteria, onde os técnicos localizaram uma ligação direta à rede elétrica, utilizada para alimentar todo o estabelecimento sem qualquer tipo de medição ou registro de consumo. A fraude foi imediatamente desfeita pela EDP, e o local permaneceu desligado.
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
O proprietário do comércio foi conduzido à autoridade policial e informou que alugou o imóvel há cerca de um ano, pagando pela locação com a energia elétrica inclusa.
Já em Guarapari, na praia de Setiba, o furto de energia acontecia em uma residência utilizada como pousada, composta por seis suítes independentes. No local também havia uma ligação direta à rede elétrica, sem medição do consumo. A irregularidade foi desfeita pela distribuidora, e o local permaneceu desligado.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S**
A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Em ambos os casos, os responsáveis deverão ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos administrativos e operacionais.
A EDP reforça que ligações irregulares representam sérios riscos à segurança, podendo provocar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, além de comprometer a qualidade do fornecimento de energia. As ações de fiscalização seguem de forma contínua em todo o Espírito Santo para combater perdas elétricas e garantir um serviço seguro à população.

