Linhares fechou o ano de 2023 com 77 homicídios, 16 a mais que em 2022, quando registrou 61, um aumento de 26,2%, e se os números continuarem iguais aos da primeira quinzena de janeiro de 2024, a tendência é que eles aumentem mais ainda. Somente entre a noite de sábado (13/01), e a tarde de domingo (14/01), foram 3 homicídios, um duplo homicídio no bairro Shell e outro no bairro Planalto.
O primeiro registro foi de um duplo homicídio, ocorrido na noite de sábado (13), quando de acordo com o BU: 53444453, da Polícia Militar acionou uma guarnição com informação de que na Rua Presidente Arthur Bernardes, no bairro Shell, na região conhecida como, “Pó do Shell, teria 02 vítimas de disparos de arma de fogo, quando os militares estavam a caminho do local, eles receberam uma nova informação de que as duas vítimas haviam sido socorridas, por populares e levadas para o hospital rio Doce. De posse dessa informação a guarnição foi até aquela unidade de saúde e em contato com a equipe médica, que atenderam os dois baleados, a informação passada foi de que as vítimas já chegaram ao hospital em óbito.
Os dois foram identificados como, David da Silva Gomes Barbosa, de 15 anos. Ele foi atingido por sete disparos, sendo: do lado esquerdo da nuca, dois no tórax, um no braço esquerdo, dois nas costas e um na cintura do direito.
A segunda vítima foi identificada como, Joab Siqueira Câmara, 24 anos de idade, ele foi atingido por seis disparos, sendo: dois no abdômen, um no pescoço, um no queixo, um na cintura e um na parte de trás da cabeça.
No relatório da Polícia ainda constar que ninguém soube informar sobre os suspeitos, apenas que as vítimas brincavam de bola na rua, quando dois homens desconhecidos chegaram de bicicleta, chamaram pelo Joab, dizendo que ele ia morrer e começaram a atirar contra o adolescente e os jovens, que ainda tentaram correr, para escapar da morte, mas foram alvejados.
A segunda ocorrência de morte violenta foi na tarde de domingo (14), por volta das 16 horas, quando militares a bordo da RP 5152, foram acionados para verificar uma ocorrência na Rua Antônio dos Reis Paiva, no bairro Planalto, para averiguar um suposto homicídio. Ao chegar no local alguns populares informaram que um senhor de idade que estava seminu, em via pública, gritava dizendo que havia acabado de matar uma mulher em sua casa.
De posse dessas informações os militares adentraram na residência e no quarto foi encontrado uma mulher caída no chão, nua e com uma faca cravada no pescoço e havia muito sangue espalhado pelo local.
o suspeito, identificado como José Batista, também estava na residência, e foi logo abordado e detido. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), chegou ao local e após os primeiros atendidos foi constatado o óbito e logo em seguida a Perícia da Polícia Civil foi acionada esteve no local e após os primeiros procedimentos periciais foi constatado que a vítima, uma mulher identificada como, Joscelina Arlinda dos Santos, de 54 anos de idade foi morta com vários golpes de faca, mais precisamente 15 perfurações espalhadas pelo corpo, sendo dois no braço direito, quatro no pescoço e nove na região toráxica.
O acusado, José contou para a Polícia que mora sozinho, e no sábado (13/01), apareceu um carro na frente de sua residência com várias pessoas e deixou uma mulher, possivelmente sendo a senhora Joscelina, não tendo assim certeza, pois segundo ele não enxerga muito bem devido sua idade avançada, as pessoas do carro disseram pra ele que a mulher iria se alojar em sua casa e ele simplesmente sem conhecer essas pessoas e também a mulher aceitou que ela ficasse, e que neste domingo (14/01), a mulher acordou cedo saiu da casa e retornou com uma mala de roupas, fez almoço e depois saiu e quando foi a tarde ele entrou no banheiro para tomar banho e de repente a senhora Joscelina entrou no banheiro e o segurou por trás, começando assim uma luta corporal; a mulher o agrediu e pegou uma faca na cozinha, porém ele conseguiu com muito esforço jogá-la ao chão, caindo ela por cima dele com a faca em mãos, mais ele foi rápido e conseguindo tomar a faca da mão dela e desferir vários golpes no seu corpo, e logo em seguida saiu à rua gritando e pedindo ajuda.
Diante dos fatos relatados pelo suspeito ele foi conduzido até o Hospital Geral de Linhares (HGL), devido às várias escoriações pelo corpo, onde ele foi atendido e liberado e conduzido para a 16ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares, para as devidas providências.
Com esses três homicídios, um no sábado e outro no domingo, Linhares chega ao final da primeira quinzena de janeiro com cinco homicídios, sendo um no bairro Interlagos, um no Santa Cruz, dois no Shell e um no Planalto. O que dá uma média de um homicídio a cada três dias.
O pedido para que se tenha alguma informação sobre os suspeitos de serem os autores dessas mortes que ligue para o número 181. As ligações são gratuitas e não é necessária a identificação.