A Floresta Nacional de Goytacazes, em Linhares, na região Norte do Espírito Santo, foi atingida por um incêndio neste sábado (19/10). Vários focos foram localizados por profissionais do Corpo de Bombeiros e uma grande área da reserva foi consumida pelo fogo.
O fogo começou por volta do meio dia, e as labaredas atingiram várias arvores no centro da reserva. Os Sargentos Romoaldo e Marlon, contam que há dificuldade em controlar as chamas e que acredita que o incêndio foi criminoso.
“Com certeza foi incêndio criminoso. Tivemos a informação de que foi visto um homem colocando fogo nas proximidades da floresta. Por aqui ser uma unidade de conservação a área é bastante fechada e dificulta a entrada do caminhão com água para apagar as chamas, o que estamos fazendo e tentando limpar o máximo possível próximo aos focos para que o incêndio não se espalhe, mas está ventando muito e são vários focos com distancias de 4 a 6 quilômetros e isto está dificultando muito o nosso trabalho”. Disse os sargentos. Veja entrevista:
A floresta é uma área de preservação ambiental e os prejuízos naturais são incalculáveis, segundo os profissionais que atuam no combate as chamas.
Durante a tarde deste sábado foram registrados pelo menos seis focos de incêndios na reserva.
Moradores de Bebedouro, que fica na região da floresta, ficaram assustados ao ver imensas nuvens de fumaça nas proximidades da localidade.