Ícone do site Norte Notícia

Estudantes capixabas desenvolvem app para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama

Reprodução: IFES

Sete estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) criaram um aplicativo inovador que utiliza inteligência artificial para auxiliar médicos na identificação de áreas com potencial para desenvolvimento de câncer de mama. A ferramenta, intitulada “Breast Cancer Detection”, analisa imagens de biópsia e destaca, com precisão, as regiões onde é provável que existam tumores malignos, oferecendo um suporte essencial no diagnóstico médico. Coordenado pelo professor Fidelis Zanetti de Castro, o projeto já desperta interesse de profissionais da saúde em diferentes regiões do país.

O desenvolvimento do aplicativo levou três meses e envolveu a análise de imagens histopatológicas, que passam por avaliação médica, mas frequentemente apresentam discordâncias nos diagnósticos. O “Breast Cancer Detection” colore as áreas suspeitas em vermelho, indicando ao médico as regiões onde deve haver mais atenção. Além disso, o sistema é capaz de sugerir se o tumor é maligno ou benigno e identificar o tipo específico de nódulo, auxiliando no tratamento mais adequado.

A ferramenta foi recentemente premiada em uma competição de inovação realizada pela Escola Avançada de Tecnologia (EAT), em São José dos Campos, São Paulo, garantindo aos estudantes uma imersão tecnológica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O reconhecimento destaca não apenas a inovação tecnológica, mas também o impacto social que a ferramenta pode ter no combate ao câncer de mama.

A equipe responsável pelo projeto, composta por estudantes dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e técnicos em Informática e Mecatrônica, agora busca integrar o sistema a softwares de clínicas e hospitais, visando ampliar sua aplicação e facilitar o dia a dia das equipes médicas em todo o país.

Os alunos responsáveis pelo projeto são:

O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:

ANÚNCIO

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

Sair da versão mobile