Ícone do site Norte Notícia

ES tem menor número de homicídios em 25 anos e assassinatos despencam em Linhares no mês de maio

Uma boa notícia para o município de Linhares no setor de polícia no mês de maio é a grande queda no número de assassinatos durante o último mês de maio.

Comparando os números de homicídios do mesmo mês do ano passado, com o deste ano a queda é muito grande. No mês de maio de 2019 foram 8 homicídios registrados no município Linharense, já no mês de maio deste ano o número caiu para 2 e um dos caos está sendo investigado pela polícia como homicídio já que se trata do corpo de uma mulher, que foi encontrado com marcas de violência na Lagoa do bairro Interlagos.

Com esses dois registros do mês de maio, o número de assassinatos nos cinco primeiros meses deste ano chega a 33, comparando com o mesmo período do ano passado são 3 a mais. Em 2019 no período de 5 meses foram registrados 30 assassinatos.

ESTADO

O Espírito Santo teve o mês de maio com o menor número de homicídios da série histórica desde 1996, em comparação com o mesmo período dos últimos anos. No total, foram registrados 76 assassinatos, sendo quatro a menos que os 80 de 2019. Cabe ressaltar que após o pico de 140 casos no mês de março, a tendência de queda se manteve.

No total, o Estado chegou a 514 homicídios em cinco meses, o que representa o quarto melhor resultado de toda série histórica, apesar de apresentar aumento de 14% em relação a 2019, quando foram 441 mortes violentas no mesmo período.

A região norte apresenta resultados positivos, com 10 homicídios a menos que 2019 e redução de 10,4%. Dentro desse total, Aracruz apresenta a maior redução, com 55,6% a menos em número de assassinatos no comparativo com 2019, sendo que de janeiro a maio foram 12 mortes violentas, contra 27 do ano passado.

Na Região Metropolitana, Vitória apresenta redução de 3,2% no acumulado do ano, com 44 homicídios contra 47 de 2019. No mês de maio, se destacou o município de Vila Velha, que chegou a ter 24 assassinatos em março e fechou os últimos 30 dias com seis registros.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou o desempenho das forças de segurança, principalmente pelo fato de estarmos em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Nós temos que reconhecer todos os esforços e o trabalho das forças de Segurança Pública do Estado, sejam elas estaduais, federais ou municipais. Esse resultado é fruto de um trabalho integrado que foi realizado nos últimos meses, dentro da metodologia do programa Estado Presente, com grandes operações, ações pontuais e a caça a traficantes e homicidas. Só tenho a agradecer todo o empenho dos nossos policiais, em meio a uma situação de pandemia que vivemos”, ressaltou.

ANÚNCIO

 

 

Sair da versão mobile