Um dos movimentos mais crescentes em todo planeta é o empreendedorismo feminino, que tem sua origem no avanço das lutas de mulheres para garantir os seus direitos e a equidade com aos homens. Esse movimento tem celebrado a diversidade, a quebra de paradigmas e uma renovação no mundo dos negócios.
No Espírito Santo, por exemplo, 32,54% dos negócios são comandos por mulheres de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C). Esse número representa cerca 198.140 mil mulheres, apostando no empreendedorismo em solo capixaba.
E em Linhares, a força da mulher fomenta o surgimento de novas empresas, como é o caso da Flaviane Ferreira Bichi, 22 anos, que está à frente da Unhas Express, localizada no Centro da cidade. Ela, que tem no currículo a formação de Nails Design, atua no mercado há cinco anos, mas, há apenas quatro meses, assumiu o novo negócio.
“Comecei trabalhando em um salão, em Sooretama, aos 17 anos, e, há quatro meses, comprei o espaço Unhas Express. Vi uma oportunidade de empreender quando a antiga proprietária colocou a loja à venda. Para iniciar esse negócio, contei com o incentivo dos meus pais e do meu esposo”, conta.
O negócio de Fabiane é focado em serviços express, sem a necessidade de agendamento. Lá, os clientes têm acesso a uma gama de serviços como alongamento de unhas, manicure e pedicure, podologia, design de sobrancelha e tratamento capilar.
Com relação às dificuldades que o negócio pode enfrentar no mercado, ela destaca a satisfação dos clientes. “A dificuldade que mais percebo é conseguir agradar todos os clientes e ter uma equipe completa. No mais, não vejo tanta dificuldade para a mulher empreendedora, pois todas estão conquistando o seu espaço”, pondera Fabiane.
“No momento, não me vejo em outra área. Hoje em dia estou vivendo um sonho, pois amo a minha área e pretendo investir muito nela. Posso dizer que sou minha própria inspiração e tenho propriedade em dizer que você tem força para chegar aonde quiser”, finalizou a nails designer, Flaviane Ferreira.
Perfil das empreendedoras capixabas:
– Faixa etária entre 25 e 44 anos, com maior expressividade a partir dos 35 anos.
– Mais escolarizada em relação aos homens, com ensino médio e/ou superior completo ou incompleto.
– Negras são maioria no universo do empreendedorismo feminino, com mais de 112 mil representantes, ou seja, aproximadamente 56% das empreendedoras capixabas.
Fonte – Correio do Estado