Ícone do site Norte Notícia

Eleições se aproximam e prefeito deve promover a dança das cadeiras de 2024 em breve. Veja os nomes cotados para ocupar secretarias

Foto - SECOM-PML

O calendário eleitoral de 2024 iniciou-se no dia 6 de março, com a abertura da chamada “janela partidária” que é quando os políticos com mandato podem migrar de um partido para outro, sem o risco de perder o mandato, e também, período no qual as pessoas que pretendem disputar as eleições devem se filiar para concorrer ao pleito de outubro.

Essa “janela” dura 30 dias, e se fecha no próximo dia 6 de abril. Após essa data todos que pretendem disputar as eleições devem estar abrigados em algum partido. Após o fechamento dessa “janela” inicia também algumas regras de desincompatibilização, que é quando, por exemplo, um servidor público em cargo de comissão ou de confiança deve deixar seu cargo para poder participar das eleições. Aqui em especial, falamos dos vereadores que foram eleitos, mas trocaram o mandato por uma secretária no poder executivo, como é o caso dos vereadores Fabrício Lopes (MDB) e Roque Chile (PSDB).

ANÚNCIO

Fabrício Lopes, eleito com 1.149 votos nas eleições de 2020, trocou sua função de vereador para ocupar a secretaria de esportes e lazer do município, abrindo espaço para seu suplente Amantino Pereira Paiva (MDB) por um certo tempo. Amantino, por sua vez, não ficou muito tempo no lugar do Fabrício e foi agraciado com o mais alto cargo no IPASLI (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos Linhares), o de presidente da Instituição. A saída do Amantino da câmara serviu também para uma nova chamada para ocupar a cadeira do Fabrício. No lugar, o vereador Tobias Cometti (MDB) ocupou a vaga e está lá desde então, ou nesse caso, está lá até o dia 6 de abril, que é quando Fabrício retorna, caso queira concorrer novamente nas eleições deste ano. Amantino também deve deixar o cargo de presidente do IPASLI se decidir ser candidato este ano.

Quem também ocupa uma cadeira sem titularidade própria é a vereadora Pamela Maia (PSDB), suplente do vereador Roque Chile (PSDB), e assim como Tobias, ela também deve deixar o cargo nos próximos dias se quiser concorrer nas eleições deste ano. Para Pâmela há um diferencial: a sua gravidez. Como está gestante, e deve realizar seu parto ainda no mês de março, Pamela sai, mas continua recebendo o salário de vereadora, mesmo não tendo mais o vínculo com a casa de leis, uma vez que, se ela solicitar a licença maternidade ainda de posse do cargo, ela poderá gozar do benefício de 120 dias da licença em casa, pois regimento interno da câmara não trata da cessão do benefício no caso do encerramento do vínculo parlamentar.

Roque Chile (PSDB) teve 1.424 votos e foi o primeiro presidente desta legislatura no biênio 2020-2022, mas ao perder o cargo de presidente da câmara para o colega Wellington Vicentini (REDE), e também, por não conseguir nenhuma vaga em comissão permanente da casa, Roque trocou sua cadeira no legislativo pelo cargo de secretário de cultura do município.

NOVOS SECRETÁRIOS

Com os retornos de Fabrício Lopes e Roque Chile à Câmara, duas vagas em secretarias são abertas, e aí fica a pergunta: quais serão os nomes indicados pelo prefeito Bruno Marianelli para ocupar esses cargos? O Norte Notícia traz em primeira mão dois nomes que circulam dentro da prefeitura como possíveis indicações do prefeito.

Para a secretaria de esportes e lazer, o nome do ex-secretário e diretor da pasta, Jair Reali, circula entre pessoas ligadas ao prefeito e poderá ser o novo secretário da pasta. Já a secretaria de cultura e turismo seria ocupada pelo servidor Afonso Celso Cypriano, que atualmente ocupa o cargo de diretor de cultura dentro da pasta.

Desde que assumiu a prefeitura, o prefeito Bruno Marianelli não fez grandes mudanças no corpo de secretários herdados do então prefeito Guerino Zanon, e os nomes que circulam como possíveis indicações para ocupar as secretarias de esporte e lazer e cultura e turismo, são nomes de pessoas ligadas ao ex-prefeito Guerino, o que por sua vez, indicaria um possível gesto de alinhamento, consulta ou gratidão do Bruno com o Guerino.

 

Sair da versão mobile