Ícone do site Norte Notícia

ELEIÇÕES 2022 – Pesquisa aponta vitória de Renato Casagrande no 1º turno com 56,88% de intenção de votos para reeleição

Foto - Internet

Se as eleições para o governo do Estado fossem hoje, o governador Renato Casagrande (PSB) seria reeleito no primeiro turno com 56,88% das intenções de votos. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Orizzonte Pesquisas e divulgada nesta terça-feira (08/03) pelo site Comunica ES. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número ES-06756/2022. De acordo com a publicação, Renato Casagrande, que ainda não decidiu se será candidato à reeleição, supera todos os prováveis concorrentes.

Analisando somente os votos válidos, Casagrande vence já no 1º turno com 56,88%; seguido pelo senador Fabiano Contarato (PT) com 15,4%; o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) com 11%; o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede), 8,24%; e o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), 3,44%

Na pesquisa espontânea, Casagrande aparece com 24,4% das intenções de votos, 17,8% a frente de Fabiano Contarato, que tem 6,6%.  Já Manato, com 4,7%, aparece em terceiro, seguido de Audifax Barcelos, com 3,5%; e Erick Musso, com 1,5% das intenções de voto.

Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3,1%, é possível afirmar que Fabiano Contarato, Manato, Audifax Barcelos e Eric Musso aparecem tecnicamente empatados. Ainda na espontânea, os indecisos ou os  que não souberam responder chegam a 34,5%, enquanto  20,2% afirmam que vão votar em branco ou anular o voto.

Ainda segundo a pesquisa, na intenção estimulada de votos, o governador Renato Casagrande lidera com 38,5%, seguido pelo senador Fabiano Contarato, com 13,2%.  Manato mantém a terceira posição com 9,3%, seguido por  Audifax Barcelos com 5,5. Erick Musso soma 3,1%. Nesse cenário, considerando somente os votos validos, Casagrande, venceria as eleições no primeiro turno com 55,38%, contra 44,62% de todos os outros candidatos juntos. Neste cenário estimulado, o número de indecisos ou que não souberam responder cai para apenas 8,8%. Já os que dizem votar em branco ou nulo cai apenas 0,7%, totalizando 19,5%.

A pesquisa tem como estatístico Gabriel Antônio Torres Pinto. De acordo com o registro do Instituto Orizzonte junto ao TSE, trata-se de pesquisa quantitativa, com entrevistas presenciais. A pesquisa ouviu 1.015 nos 78 municípios capixabas. As entrevistas foram realizadas por equipes de pesquisadores, com bastante experiência nesse tipo de trabalho, e especialmente treinados para esta pesquisa. Os questionários são aplicados através de celulares, utilizando a tecnologia tempo real, através do softwere Sphinix Brasil.

ANÚNCIO

 

*Com informações do Blog do Elimar Côrtes.

Sair da versão mobile