Candidato a deputado estadual mais votado no município, no ano passado, com 13.066 votos, ele é uma das opções do movimento que se forma com o objetivo de se opor ao grupo do prefeito Guerino Luiz Zanon (MDB).
Em entrevista ao Jornal TERRAL, Lucas não escondeu o desejo de concorrer ao executivo, caso consiga viabilizar o nome: “Linhares precisa de um projeto moderno e clama por transformação e união. Esse é o caminho natural. Com muita humildade, me coloco à disposição para participar desse processo de renovação”, frisou.
Lucas Scaramussa disse que vai sair do MDB nos próximos dias e se filiar a um partido ligado ao governador Renato Casagrande – segundo informações, ele teria sido sondado por lideranças ligadas ao PSB estadual. O advogado lembrou que tem bom trânsito com todos os segmentos do município, inclusive no meio político.
Nas eleições do ano passado, Lucas obteve 15.925 votos no Espírito Santo e ficou entre os 30 candidatos mais votados a deputado estadual – a Assembleia Legislativa conta com 30 vagas. Se tivesse ficado no PSDB, estaria eleito, pois o partido elegeu candidatos com menos votos – casos de Marcos Mansur, com 13.736 votos, e Emílio Mameri, que somou 11.489 votos.
Como foi pressionado a voltar para o MDB, Lucas não conseguiu nem a suplência, ficando atrás dos eleitos Doutor Hércules e José Esmeraldo e dos suplentes André Garcia e Luzia Toledo. Pessoas próximas a ele dizem que esse e outros fatos o levaram a se distanciar do grupo liderado pelo prefeito Guerino Zanon.
Lucas Scaramussa foi o candidato a deputado estadual mais voltado em Linhares nas eleições do ano passado
LIDERANÇAS COMENTAM AS ARTICULAÇÕES EM CURSO
Membro do PSB de Linhares, o empresário Honório Frisso Filho vê com bons olhos o nome de Lucas Scaramussa, mas prefere aguardar o desenrolar das articulações.
Honório destaca o papel do governador Renato Casagrande no processo. “Iniciamos há dois anos um trabalho político para Casagrande em Linhares e região e obtivemos êxito. Penso que ele (o governador) é peça fundamental nesse tabuleiro”, registra.
Ex-vereador e pai do deputado federal Felipe Rigoni (PSB), o empresário Ricardo Lopes também vê com entusiasmo o nome de Lucas Scaramussa. Porém, entende que somente um grupo amplo e coeso terá força eleitoral.
“Temos lideranças como o deputado estadual Marcos Garcia (PV), a suplente de deputada estadual Eliana Dadalto (PTC) e várias outras. O momento é de unir pessoas e idéias”, ressalta Ricardo.
MOVIMENTO TEVE INÍCIO APÓS AS ELEIÇÕES DO ANO PASSADO
Assim que o pleito de outubro passado foi encerrado, representantes de vários segmentos de Linhares passaram a discutir os rumos do município.
Para eles, a cidade merece um projeto inclusivo e moderno, carece de melhorias em serviços essenciais, como a saúde, e precisa debater questões voltadas para o meio ambiente, a ocupação desordenada do solo e a segurança, por exemplo.
Cinco integrantes do movimento disseram para o Jornal TERRAL que o trabalho é coletivo e o momento é de mobilização. O objetivo é envolver as pessoas e formular idéias que possam, em um futuro próximo, beneficiar as comunidades.
As propostas em discussão passam necessariamente pela política. Nesse contexto, o grupo vai participar ativamente das eleições do ano que vem, apresentando candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O leque de alianças não inclui o grupo do prefeito Guerino Zanon (MDB).
O resultado das eleições do ano passado foi bem recebido pelo movimento, já que foram registradas vitórias de muitos novatos pelo país. A onda renovadora também bateu forte no Espírito Santo, com reflexo nas disputas para o governo, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
O grupo destaca a vitória de Renato Casagrande (PSB) para governador e dos estreantes Fabiano Contarato (Rede) e Marcos do Val (PPS) para o Senado, desbancando os experientes Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB).
Na Assembleia Legislativa apenas 15 dos 30 deputados foram reeleitos, e na Câmara dos Deputados somente quatro dos 10 deputados da bancada capixaba foram reconduzidos aos seus respectivos cargos.
Os ventos da mudança também sopraram em Linhares, com a vitória do estreante Marcos Garcia (PV), com 13.442 votos, para deputado estadual, e o extraordinário desempenho de Felipe Rigoni (PSB), o segundo mais votado no Espírito Santo para a Câmara dos Deputados, com 84.405 votos.
Faltando mais de um ano para as eleições municipais, a movimentação política em Linhares está a todo vapor. Recentemente o empresário Odilon Gava, falou ao Norte Noticia que é pré-candidato a prefeito de Linhares, pelo Partido dos Trabalhadores, é bom lembrar que Odilon, fez parte do grupo do atual prefeito, e agora Lucas Scaramussa, que também já fez parte do grupo da atual administração diz que irá colocar o seu nome a apreciação. Estaria o grupo do atual prefeito perdendo forças? Essa é uma pergunta que será respondida com o tempo, é aguardar para vê.
Por – Daniel Porto
Fonte: Jornal Terral/ Norte Noticia