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EDP e Polícia Civil fazem ação de combate ao furto em pousada e restaurante em Pedro Canário

Equipes da Polícia Civil e da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 11, uma inspeção de combate ao furto de energia elétrica em uma pousada e em um restaurante em Pedro Canário, Norte do Estado. Nos dois locais, os peritos constataram fraudes nos medidores de energia, caracterizando furto. Os proprietários dos comércios foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Pedro Canário, para as medidas cabíveis.

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.

Além do processo criminal, os proprietários das locais, conforme a regra da Resolução ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, arcarão com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

A EDP atua rigorosamente no trabalho de combate às fraudes de energia. As ações visam prevenir acidentes com ligações fora dos padrões técnicos de segurança, além de garantir a qualidade e continuidade do serviço prestado aos clientes regulares.

O furto de energia, além de ser uma prática perigosa, pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

A EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o aplicativo EDP Online, site www.edponline.com.br, o Call Center (0800 721 0707) e as Agências de Atendimento ao Cliente. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

Combate ao furto

A EDP mantém uma atuação forte no trabalho contra as fraudes de energia. Conhecidas popularmente como “gatos”, estas irregularidades acarretam em prejuízo para toda sociedade, além de expor o responsável e terceiros a sérios riscos, como choques elétricos, curto circuitos e até incêndios.

Para ter uma ideia, durante todo o ano de 2018, nos trabalhos realizados nos 70 municípios atendidos pela EDP, as equipes técnicas de campo fizeram 100 mil fiscalizações contra fraude de energia, o que resultou na recuperação de mais de 50 mil megawatts-hora (MWh). Esta quantidade de energia é suficiente para abastecer o município de Vila Velha por um mês. Em relação ao resultado do mesmo período do ano anterior, foram identificadas 18% mais irregularidades, como manipulação de medidores e ligações irregulares.

 

As vistorias da EDP são realizadas diariamente em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias de toda a área de concessão.

A tecnologia também é parte essencial no trabalho de combate às fraudes. A Empresa consegue identificar inconsistências na medição dos clientes a partir de uma central integrada de monitoramento remoto, a qual alerta e mapeia qualquer suspeita de irregularidade.

De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (Abradee), ligação clandestina é a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica, só perdendo para manutenção/construção predial. Entre 2009 e 2017 foram registrados 279 óbitos. Somente em 2017 foram 21 casos.

Como denunciar

 

Com intuito de coibir cada vez mais a prática, a EDP pede que a população contribua, denunciando as ligações irregulares. A Distribuidora disponibiliza os seguintes canais de atendimento aos consumidores:

– Site EDP Online: www.edponline.com.br

– Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone)

– Agências de atendimento (o endereço de cada ponto pode ser encontrado no site EDP Online)

ANÚNCIO

– Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0707 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana).

É importante salientar que o sigilo da denúncia é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.

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