O cronograma de recolhimento referente ao mês de maio foi divulgado nesta segunda-feira (29/04), visando evitar a acumulação inadequada de resíduos e prevenir problemas de saúde pública.
O descarte irregular de entulho pode acarretar diversos transtornos, desde entupimento de bueiros e canais até a proliferação de insetos e animais perigosos, representando um risco para pedestres e motoristas. É fundamental que os cidadãos façam o descarte adequado de seus resíduos, depositando-os apenas no dia anterior à data programada para a coleta, em locais apropriados e evitando calçadas e ciclovias.
Para coibir o descarte irregular, equipes de fiscalização realizam vistorias frequentes em áreas propensas a esse tipo de prática, como terrenos baldios e vias públicas. Os cidadãos flagrados ou identificados descartando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos são notificados e orientados a recolher o material.
Caso não cumpram essa recomendação, estarão sujeitos a multas no valor de R$ 333,00. Em caso de reincidência, outra multa no valor de R$ 1.660,00 será aplicada.
A Prefeitura conta com o apoio da população para manter o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulho podem ser feitas pelo telefone 27 98103-0822.
Além disso, é importante destacar que os resíduos provenientes da construção civil são de responsabilidade do proprietário da obra. Portanto, é fundamental que os entulhos não sejam descartados em calçadas ou ciclovias, sendo necessário colocá-los em contêineres específicos contratados pelo responsável ou pela empresa encarregada da construção particular.
Outro aspecto relevante é a limpeza de terrenos e quintais. Os resíduos retirados durante essa atividade também devem ser adequadamente acondicionados, preferencialmente em sacolas plásticas, para facilitar o trabalho dos coletores e, acima de tudo, manter a cidade limpa.