Concluído o primeiro turno das Eleições 2024 na maioria dos municípios do Espírito Santo, a Justiça Eleitoral se prepara para a diplomação das eleitas e eleitos nos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.
Em Linhares, a solenidade está marcada para esta segunda-feira, 16 de dezembro, às 14h, nas dependências da Câmara de Vereadores de Linhares, que fica localizada na Av. José Tesch, 1021, Centro de Linhares. Este evento marca a oficialização dos mandatos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, sendo uma etapa essencial do processo eleitoral.
Eleições em Linhares
Na disputa pelas urnas, o deputado estadual Lucas Scaramussa, do Podemos, venceu a eleição com 45.024 votos, ou 52,92% do total, e estará à frente da Prefeitura de Linhares pelos próximos quatro anos. Ao seu lado estará o vice, Franco Fiorot, do União Brasil.
Diplomados, o prefeito, vice e vereadores eleitos serão empossados em solenidade que ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2025.
Dos atuais 17 vereadores, 8 conseguiram se reeleger e 9 são novidades em relação à última legislatura. O candidato mais votado foi Caio Ferraz (Podemos), com 2.385 votos.
O significado da diplomação
A diplomação representa a conclusão do processo eleitoral, certificando que os eleitos estão aptos a assumir seus cargos. Além disso, garante que todos cumpriram os requisitos legais e passaram pelas verificações de regularidade.
Os diplomas emitidos pela Justiça Eleitoral incluirão o nome do eleito, a legenda pela qual concorreu, o cargo conquistado e, no caso de suplentes, a respectiva classificação.
Segundo o TSE, o prazo máximo para diplomação em todo o Brasil é 19 de dezembro.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.