No próximo domingo (06/10), durante as eleições municipais no Espírito Santo, um novo sistema chamado “Boletim Periódico” vai monitorar em tempo real as ocorrências relacionadas a crimes eleitorais. A plataforma centraliza e automatiza os registros de segurança pública, facilitando o acesso às informações sobre problemas que possam afetar o pleito.
O sistema será gerido pelo Centro de Comando e Controle da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), garantindo uma operação integrada com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF). As atualizações serão feitas a cada duas horas, categorizando as ocorrências em crimes eleitorais, crimes contra candidatos, crimes em locais de votação, entre outros.
Diferentemente dos anos anteriores, em que as informações eram restritas à imprensa, o “Boletim Periódico” permitirá acesso público aos registros. O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, destacou o empenho operacional com mais de 8.070 agentes nas ruas para garantir eleições livres, limpas e seguras para a população.
A PRF, por sua vez, terá um papel fundamental nas rodovias, realizando rondas preventivas para garantir um trânsito seguro sem impedir o deslocamento dos eleitores. Em situações de risco, como flagrantes de infrações de trânsito, os agentes tomarão medidas necessárias, mas sem inviabilizar a ida dos cidadãos aos locais de votação. Caso necessário, a PRF poderá oferecer transporte aos eleitores. “O objetivo é garantir que todos possam votar com segurança”, afirmou Wermeson Mario Pestana, superintendente da PRF.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: nortenoticia01@gmail.com