Ícone do site Norte Notícia

Covid-19 – Idoso morre no HGL

Infelizmente, mesmo com os alertas feitos pela imprensa, muita gente acredita que a pandemia já passou, principalmente, pelo desencontro de informações sobre boletins para a população. Mas, vale ressaltar, que o coronavírus continua deixando marcas fatais.

ANÚNCIO

De acordo com o plantão na UTI Covid do HGL, houve o registro de um óbito, na manhã desta quarta-feira (11/11). A vítima, desta vez, é um idoso de 79 anos, que foi transferido do hospital Drº Alceu Melgaço, que fica no município de Barra de São Francisco, para o Hospital Geral de Linhares, mas o paciente faleceu nessa manhã.

Nossa reportagem procurou saber do setro de comunicação da prefeitura de Linhares, quantos óbitos, em decorrência da coivd-19 foram registrados nas últimas 24 horas no HGL e através de nota a prefeitura respondeu que não houve nenhum óbito neste período. Veja nota na integra:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares informa que nenhum óbito foi registrado em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas”. Contrariando esta informação, passada pelo município, veja no final desta matéria a declaração de óbito, do idoso em decorrência da Covid.

Enquanto isso, as informações dadas que deixam dúvidas na população. No site da prefeitura, uma informação dada nesta quarta-feira, revela que a ocupação total de leitos covid-19 em Linhares nesta quarta-feira (10/11) é de 32,8%. Só que, como os números podem mudar todos os dias, por causa das altas e de novas internações de pacientes, uma fonte informou que, nesta semana, a lotação nos leitos chegou a 90 por cento.

Outra informação do município é de que Linhares dispõe de 116 vagas para quem precisar se tratar de covid. De acordo com a secretaria de saúde, só no Hospital Geral de Linhares (HGL), são oferecidas 34 vagas na UTI. Destas, 11 estariam ocupadas, com taxa de 33,9%.

Mas, uma fonte médica, que atua no hospital HGL revelou o número exato de leitos. Ela afirmou que são 10 vagas na UTI-1, e 12 na UTI-3. Na UTI-2, juntamente com uma enfermaria destinada para a covid, foi desativada. Na UTI-3, dos 12 leitos, a estratégia foi transforma-la em dois salões de 6: um para enfermaria e outro de 6 para UTI. Significa dizer que no HGL, hoje, existem 16 vagas de UTI e 6 de enfermaria. Isso contraria a informação de existência de 34 leitos.

No site da prefeitura existe uma matéria informando que a enfermaria covid-19 do HGL foi desativada em função da redução dos casos de internação, e que, caso o número de internações volte a aumentar, a enfermaria será reativada imediatamente.

De acordo com a nossa fonte médica, essa morte, somada a outras 4 registradas há duas semana, revela 5 óbitos nos últimos 20 dias, o que mostra um retorno do crescimento da Covid-19.

No Norte Notícia se solidariza com amigos e familiares do falecido.

Sair da versão mobile