Depois de 20 dias de quarentena com medidas restritivas, para enfrentamento da pandemia da covid-19, devido ao agravamento da doença no Estado, o comércio de Linhares e dos demais municípios, classificados em Risco Extremo, retomam suas atividades hoje, quarta-feira 07 de abril.
Mesmo com o retorno das atividades, o transporte coletivo urbano e interestadual só voltarão a funcionar na próxima segunda-feira (12/04), já o transportes intermunicipal pode funcionar com 50% de sua capacidade.
Confira os dias e horário de funcionamento das atividades que estão recomeçando nesta quarta-feira:
RISCO EXTREMO
ATIVIDADES ESSENCIAIS
Supermercados, farmácias, indústria e atividade de assistência à saúde podem funcionar até às 20h em dias de semana, no entanto ficarão fechados aos domingos e feriados.
COMÉRCIO
O comércio de rua, centros comerciais e galerias funcionarão em três dias na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 10h às 18h para atendimento presencial.
RESTAURANTES
Atendimento ao público de quarta à sexta-feira, das 10h até às 16h. Após esse horário, somente delivery.
SHOPPINGS
Poderão funcionar três vezes na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 12h às 20h.
BARES E ACADEMIAS
Vão continuar fechados.
AGÊNCIAS BANCÁRIAS E LOTÉRICAS
Funcionamento de bancos apenas para saque de benefícios assistenciais. Lotéricas podem abrir de quarta à sexta-feira, das 10h às 18h.
PODEM FUNCIONAR SEM LIMITE DE HORÁRIO
Farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, minimercados, hortifrutis, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e bicicletas e estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.
ATIVIDADES DE ENSINO
As atividades educacionais com a presença de estudantes ficam suspensas, sendo permitidas aulas remotas.
Além de Linhares confira os demais municípios do Estado que estão em classificados no Risco Estremo:
Água Doce do Norte, Águia Branca, Anchieta, Apiacá, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória.
As informações são baseadas na publicação da portaria no Diário Oficial do Espírito Santo dessa segunda-feira 05 de abril.