Ícone do site Norte Notícia

Com crises na gestão e capital politico em baixa, Guerino renuncia mandato para disputa eleitoral

Foto - Divulgação (ilustrativa).

1 ano, 2 meses, e 30 dias, esse é o tempo que durou o 5º mandato do ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon. A saída de Guerino do cargo de prefeito foi oficializada pela Câmara de Vereadores, em Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira 31 de março. Agora a prefeitura passa a ser comandada pelo novo prefeito, Bruno Marianelli.

Os comentários da saída de Guerino já rolavam desde outubro do ano de 2021. Guerino nunca escondeu que já não queria mais ficar apenas no seu reduto político (Linhares), mesmo assim, pleiteou o cargo nas eleições de 2020, sendo reeleito com 54,44% dos votos válidos. Vale lembrar que na eleição que concedeu a Guerino o seu 5º mandato como prefeito, houve uma redução de cerca de 20% de seus eleitores, mostrando a Zanon que seu ativo político está caindo.

ANÚNCIO

Outro espaço que pode ser considerado uma perca para o ex-prefeito, e o MDB, partido que abrigou Guerino por toda sua vida política. A possível  saída de Guerino do MDB se dá pelo fato do próprio partido não apoiar sua candidatura, tendo em vista que a sigla está propensa a está no grupo político de apoio ao Renato Casagrande, que de acordo com as últimas pesquisas registradas no TSE mantém-se na preferência dos capixabas para as eleições deste ano.

Ainda não se sabe de fato qual cargo o ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, deverá tentar nestas eleições, entretanto, não será uma eleição confortável para Zanon, tendo em vista que ele deixa a prefeitura em meio a crises no governo, gerada pela aprovação da criação de uma Comissão Processante, aprovado por todos os vereadores para  investigação de possíveis crimes de improbidade administrativa cometidas por ele. Além disso, uma insatisfação gigantesca dos profissionais do magistério, que nas redes sociais protestam contra a Secretária de Educação, Maria Olímpia, e pedem sua renúncia.

Guerino sai para entrar em processo de desincompatibização e dá o mandato ao ex-vice Bruno, agora prefeito, que terá a missão de entregar aos moradores de Linhares todas as promessas de campanha feitas por Guerino. Na linha sucessória da prefeitura, o presidente da Câmara de Vereadores, Roque Chile, torna-se o novo vice-prefeito do município em eventuais convocações.

 

Sair da versão mobile