Na tarde desta quarta-feira (11/05), uma moradora da cidade de São Mateus, Norte do Espirito Santo, encontrou uma cobra dentro de casa e, imediatamente, acionou a Equipe de Resgate de Animais e Educação Ambiental da 3ª Companhia do município, localizado no Norte do Espírito Santo.
A dona da residência acreditava que o animal fosse uma jiboia, espécie comum no Estado e que não é venenosa.
No entanto, ao chegar no local, a equipe comandada pelo Capitão Fabricio Pereira Rocha ficou surpresa. O réptil não era uma jiboia como havia informado a moradora. Na verdade, eles se depararam com uma Python bivittatus, também conhecida como Píton Birmanesa.
O réptil é de origem asiática, pode chegar a 8 metros de comprimento e não é venenoso. O animal que os militares resgataram media aproximadamente 4 metros e pesava cerca de 80 quilos, informou o capitão.
Segundo Rocha, o animal é exótico e não pode ser solto no meio ambiente brasileiro por não existirem predadores naturais.
Por se tratar de um animal exótico e não pertencer à fauna brasileira, a cobra precisou ser resgatada e encaminhada para a sede do IBAMA, que fica na 3ª Companhia de São Matheus, para posteriormente ser levada ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS).