O International Chocolate Awards anunciou, na última terça-feira (11), na Itália, as marcas vencedoras da edição 2025. Uma delas é brasileira. A empresa utiliza matéria-prima as amêndoas de cacau produzidas em Linhares.
A Miroh Chocolate Makers, localizada em Gramado (RS), foi premiada com medalha de prata, na categoria “barras de chocolate ao leite com inclusões ou pedaços”, com 42% leite com banana e castanha de caju. Este mesmo chocolate já havia conquistado um bronze na etapa continental da competição, realizada em Nova York.
Ricardo Campos, proprietário da Miroh, disse que estava feliz com o resultado e lembrou que concorreu contra chocolates de outros 14 países. A amêndoa é a SJ02, produzida na Fazenda São Luiz, em Linhares, do cacauicultor Emir de Macedo Gomes Filho. Além da Miroh Chocolate Makers, outras duas marcas brasileiras haviam sido premiadas com medalhas de prata e bronze.
Atualmente Linhares possui mais de 20 mil hectares cultivados e gera cerca de 5 mil empregos diretos no campo. Das lavouras ao mercado, o cacau se transformou em alimento, renda e identidade. Em forma de amêndoa ou chocolate, atravessa fronteiras e leva com orgulho o nome do Espírito Santo para o mundo.

