Empreendedores e líderes da cadeia do turismo em busca de oportunidades de crescimento em Minas Gerais e no Espírito Santo podem contar com uma programação on-line e gratuita de 31 de agosto a 3 de setembro. Promovida pela Fundação Renova, em parceria com a empresa Moore, a Semana de Turismo Integrado: Um Olhar sobre Redes Colaborativas está com inscrições abertas e vai oferecer palestras e oficinas para o público de Mariana, Marliéria, Governador Valadares (MG) e Linhares (ES).
Durante os quatro dias, o evento será realizado das 14h às 16h45, com uma palestra expositiva seguida de duas oficinas simultâneas pelas plataformas Zoom e YouTube. As capacitações incluem Estruturação da Governança, Modelagem de Negócios e Viabilidade Financeira, além de trocas de experiências entre quem atua com turismo ao longo da bacia do rio Doce. Os interessados em participar podem se inscrever e conferir a programação pelo link https://tinyurl.com/tz36thy.
A iniciativa, que faz parte do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, tem como público-alvo pessoas que atuam direta ou indiretamente na área de turismo, como empresas, empreendedores, poder público ou terceiro setor. O objetivo é fornecer ferramentas práticas e promover reflexões sobre a estrutura de turismo da região onde os participantes estão inseridos, além de trocas de conhecimento para o aumento da competitividade turística.
“A partir dessa imersão, esperamos que empreendedores e agentes do trade local compreendam como as organizações, trabalhando em conjunto, são capazes de tornar os polos mais atrativos ao turismo. Nossa intenção é também disponibilizar ferramentas para que fortaleçam suas marcas ou produtos, além de fomentar negócios entre fornecedores e investidores. Como consequência, poderão contribuir para o desenvolvimento na região onde atuam”, afirma Regiane Assis, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.