Ícone do site Norte Notícia

Caos das chuvas: vereadores falam em omissão e abandono da população de Rio Quartel e Bebedouro por parte da prefeitura

Um misto de revolta e indignação tomou conta de um grupo de cinco vereadores de Linhares, durante mais um trabalho conjunto de fiscalização das demandas da cidade. Movidos por inúmeros pedidos de socorro após as chuvas recentes, e também, segundo o grupo de parlamentares,  pela omissão da prefeitura em relação às cobranças do legislativo, cinco vereadores – prof. Antônio César (PV), Alysson Reis (DC), Wellington Vicentini (Rede), Roninho Passos (DC) e Tarcísio Silva (PSB) – foram às ruas nesta terça-feira (24/01) e verificaram o cenário, de que eles chamam de caos e abandono da população nas regiões de Rio Quartel e Bebedouro.

Em meio às andanças e conversas com os moradores, o grupo identificou problemas que vão desde bueiros entupidos e com focos de dengue, vias inacessíveis e danificadas pelos fortes temporais até a ausência de manilhas na vala aberta às margens da BR-101, em Bebedouro, para escoamento do acumulado das chuvas.

“É triste andar por Linhares e saber que muitos cidadãos e cidadãs não conseguem viver, se locomover com condições mínimas de segurança, bem-estar e até mesmo saúde. Basta chover que a omissão da prefeitura vem à tona e não adianta colocar a culpa em São Pedro. Direitos estão sendo negligenciados pelo poder público municipal. Quanto mais avançamos pelo interior, pior se torna o cenário. E foi isso que, lamentavelmente, comprovamos em mais esta fiscalização”, ressalta o prof. Antônio César.

Especificamente em Rio Quartel, causou grande indignação aos vereadores o abandono de uma Unidade de Tratamento de Esgoto do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). “Lamentamos não só a deterioração de um equipamento público, mas principalmente os riscos que ele oferece à população. Em um raio de poucos metros, vimos de tudo nessa estrutura: esgoto subindo pelos dutos, focos de dengue e mau cheiro. Mais um reflexo da omissão dos gestores do município”, completa o vereador Alysson Reis.

O prof. Antônio César lembra que, com aval do legislativo, convocou o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Cleber Bianchi, para prestação de esclarecimentos públicos sobre possíveis falhas e omissões. O comparecimento do secretário à Câmara Municipal está previsto para o próximo mês de fevereiro. “Desde já, fica o alerta à população de Linhares para que se mobilize e, na data oportuna, compareça à Casa de Leis para confrontar o gestor. Sem pressão, não haverá mudanças”, completa Antônio Cesar.

O vereador Tarcísio Silva reforça que o cenário encontrado nesta fiscalização é fruto de anos de negligência. “A população está desesperada e não aguenta mais suportar o descaso por parte do poder público municipal. Tenham certeza que continuaremos fiscalizando e cumprindo o nosso dever. Falta planejamento ao poder executivo municipal, mas nós estamos aqui para cobrar as autoridades responsáveis”, completa.

ANÚNCIO

 Valão?

Já em Bebedouro, a situação fiscalizada foi a da vala aberta pela prefeitura para escoar a água da chuva às margens da BR-101 e que, agora, tem ligação com o esgoto. “Se não colocarem manilhas para a água de fato escoar, é muito provável que crianças tomem banho nessa água suja e a obra se torne um novo valão na cidade, como aquele que causou tanto sofrimento no bairro Aviso”, alerta o prof. Antônio Cesar

Outro parlamentar que cobrou medidas urgentes foi Roninho Passos. “Não podemos mais admitir que todos os anos, após períodos das fortes chuvas, as mesmas famílias dos mesmos lugares, que há vários anos sofrem alagamentos, sejam prejudicadas. Isso é um descaso e uma negligência do poder executivo, pois são locais que poderiam receber obras que amenizassem estes problemas, mas vemos que anos após anos nada é feito”. 

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Linhares, Wellington Vicentini, reforça que a fiscalização do legislativo não vai parar, pelo contrário. “Não podemos aceitar esta demora da Prefeitura de Linhares em atender as necessidades da população. Estamos visitando as comunidades e vamos cobrar do Executivo Municipal medidas urgentes, principalmente para os danos causados pelas chuvas. Espero e trabalharemos para que todas as famílias sejam ressarcidas pelas suas perdas, se a culpa for da negligência da gestão municipal”, diz. 

Em síntese, o cenário encontrado pelos vereadores foi de total descaso para com os moradores dos bairros pelos quais a fiscalização passou. Para o grupo, não há como pensar em uma cidade desenvolvida se esta não proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas, afinal, essa é a essência do poder público, neste caso a prefeitura de Linhares.

O outro lado – A Prefeitura

O Norte Noticia demandou a Prefeitura em relação às declarações dos vereadores, após as fiscalizações, mas o município não respondeu. 

Sair da versão mobile