Na segunda-feira, dia 28 de outubro, divulgamos aqui no site Norte Notícia as vagas de empregos disponíveis no SINE de Linhares para esta semana. Hoje pela manhã, dia 29, nossa redação recebeu diversas mensagens e ligações, de pessoas que passavam pelo centro e até mesmo candidatos a uma das variadas vagas disponíveis, relatando o grande número de pessoas aguardando pelo atendimento no SINE.
Uma coisa que também chamou atenção dos leitores que reportaram a cena, e que já é de conhecimento de toda população, é o fato dos candidatos às vagas de emprego aguardar do lado de fora do SINE. Quando há um número maior de vagas, mesmo após o início do expediente na agência de empregos, as filas se prolongam e os candidatos ficam ao relento.
O sol forte e as chuvas não desanimam os candidatos que querem tentar uma oportunidade de trabalho. Entretanto, mesmo sabendo que não é de competência da municipalidade e sim do Governo do estado, durante a campanha eleitoral de 2016 a atual gestão prometeu melhorias e até mesmo incluiu no plano de governo da Prefeitura de Linhares (2017-2020) no eixo de DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO a promessa de melhoria e ampliação dos serviços oferecidos pelo SINE, disponibilizando inclusive profissionais para realizar orientação vocacional.
Talvez a promessa de melhorias no SINE tenha levado em consideração a aproximação com o Governo do estado, que naquela época, era do mesmo partido do prefeito, e governaram o estado e município, juntos por dois anos. Em todo caso, três anos da atual administração municipal já se passaram e nenhuma melhoria significativa que atenda aos anseios da população Linharense ou promessa de campanha tenha-se concretizado no SINE. A estrutura física continua a mesma e os candidatos permanecem reclamando do descaso e falta de humanização no atendimento. Nossa redação procurou respostas junto a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Linhares, que respondeu o seguinte:
“O Sine é de responsabilidade do Governo do Estado”
A Prefeitura de Linhares não quis dar mais esclarecimentos. Um morador que estava na fila do SINE esta manhã para tentar uma vaga de emprego, falou com a nossa reportagem. Veja o que seu Ailton Campos disse: