O projeto de lei que tramita na Câmara Municipal nos últimos dias e trata do aumento do número de cadeiras para a próxima legislatura, passando das atuais 13 para 17, será votado na sessão desta segunda-feira (23/12). E São necessários 9 votos favoráveis para o aumentar o número de vereadores.
Em primeira discussão para aprovar o aumento do quantitativo houve um movimento que acabou provocando a suspensão da sessão, e na época o presidente da casa, Vereador Ricardo Bonomo, alegando não ter condições para prosseguir com a sessão, devido ao grande tumulto, formado por alguns manifestantes, a mesma foi suspensa. Na sessão seguinte foi apresentada uma proposta, assinada por 11 vereadores, reduzindo o número de vereadores, de 13 para 9 e reduzindo o salario para R$ 1.500,00. Foi formada uma comissão para discutir o assunto.
Atendendo a solicitação da Sociedade Civil Organizada, a comissão na noite da última quinta-feira (19/12), realizou uma audiência pública, onde participaram vários movimentos organizados e a sociedade em geral. Durante a audiência várias pessoas expuseram suas opiniões, sendo que a maioria delas fez a colocação de que o município de Linhares cresceu e que neste momento se faz necessário o aumento no número de vereadores, uma vez que o repasse de 6%, que é feito pela Prefeitura para a Câmara, mesmo havendo aumento no quantitativo de vereadores essa porcentagem não aumenta.
O posicionamento dos que usaram a Tribuna Livre da Câmara ficou desta forma: a favor de 13 vereadores 03 votos; a favor de 09 vereadores 04 votos e a favor de 17 vereadores foram 14 votos.
O Presidente da Federação das Associações de Moradores de Linhares (FAMOL), Luciano Bastos. Ele começou dizendo que a Federação é composta por 43 Associações de Moradores do município, e que o assunto em relação ao número de vereadores foi discutido pela Federação e que após profunda analise do tema chegaram a conclusão de que o número de vereadores para a próxima legislatura deveria ser de 17. Ele ainda acrescentou que com o aumento a comunidade ganha mais representatividade.
Nesta segunda-feira (23/12), na sessão que inicia as 18 horas no prédio da Câmara, os vereadores irão decidir pelo quantitativo de vereadores para a próxima legislatura (2021-2024).