Linhares fechou o ano de 2023 com uma excelente notícia: mais uma vez é destaque na geração de emprego no Espírito Santo. Com saldo de 1.985 empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho/Ministério da Economia (SEPRT/ME), o município conquistou o quinto lugar no ranking em oportunidades com carteira assinada.
A cidade é a única fora da região metropolitana da Grande Vitória – Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica – lideram o ranking – que mais gerou empregos no Estado nesse período.
O setor da indústria liderou o número de empregos gerados, com 947 oportunidades, seguido do comércio que registrou 819 vagas com carteira assinada, 171 no setor de construção e 57 de serviços. Em 2023, foram 30.781 admissões e 28.796 demissões.
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, informou que a cidade se consolidou no processo de ampliação, modernização, diversificação e fortalecimento da dinâmica econômica da região, se destacando como polo em franco desenvolvimento nos últimos anos no Espírito Santo.
“Essa colocação é resultado dos esforços que temos feito para atrair novos empreendimentos para Linhares. É também fruto dos investimentos feitos no desenvolvimento de recursos humanos, via Programa Integrado de Qualificação (PIQ), fortalecimento da matriz energética e logística, além dos investimentos em saúde, educação e infraestrutura, e as contas públicas em dia, o que traz credibilidade e confiança para quem busca uma cidade organizada para investir”, destacou Bruno Marianelli.
A Prefeitura de Linhares já investiu no Programa Integrado de Qualificação (PIQ) R$ 6 milhões e 6 mil pessoas participaram dos cursos de qualificação desde que foi criado em 2012.
Nos últimos oito anos foram muitos os empreendimentos que escolheram Linhares para ampliar seus negócios. Podemos citar a Brinox, Fibracem, P2A Embalagens Ltda, Fimag, Grupo Carone, Linhares Medical Center, Olam Internacional, Café Cacique, Britânia, Randon, Milfarma, Megatec, Max Cor, Valeo, Fábrica da Cacau Show, Cranfos e Craf Brasil. Além da ampliação da WEG, expansão Brametal, da Proteinorte, e Pump do Grupo Dompel.
Ranking de empregos:
1º lugar: Vitória, com 6.269 empregos
2º lugar: Serra, com 6.240 empregos
3º lugar: Vila Velha, com 3.602 empregos
4º lugar: Cariacica, com 3.066 empregos
5º lugar: Linhares, com 1.985 empregos