O verão está aí e junto com ele diversas datas onde o apelo comercial é oportunidade para melhorar as vendas. Festas de fim de ano, férias escolares e carnaval podem ser datas bem aproveitadas pelos empreendedores.
Assim como a rotina da população, o consumo neste período também tem características específicas. A combinação de dias mais longos, normalmente regados a sol, faz com que as pessoas passem mais tempo na rua, expostas também aos produtos e serviços ofertados pelos estabelecimentos.
“Aliar as características do verão ao comportamento do consumidor na estação mais quente do ano é também uma possibilidade de ampliar as vendas neste período. De qualquer forma, é necessário planejamento para conseguir atender às demandas dos clientes e ter bons resultados no faturamento mensal”, destaca o analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo, Rafael Botelho.
O Sebrae/ES aproveita para apresentar algumas dicas que podem ajudar a melhorar as vendas durante a estação mais quente. Confira!
Tenha uma estratégia
Lembre-se: Cada negócio é único. Você pode aproveitar as tendências do verão, mas não adianta adotar todas sem um planejamento. Saiba o que se encaixa melhor com o seu empreendimento, avaliando necessidades e desejos dos clientes, e crie uma estratégia para atingir as metas nesse período. As ações de marketing devem levar, em consideração, as particularidades do negócio, como produtos e serviços; parcerias, canais de atendimento e relacionamento com os clientes.
Prepare o ambiente
Na época mais quente do ano é preciso um cuidado redobrado com o ambiente para torná-lo o mais confortável possível na recepção dos clientes. Lembre-se que no calor ninguém gosta de loja cheia e, em tempos de pandemia, as aglomerações podem espantar as pessoas. Os agendamentos e controle da quantidade de pessoas dentro da loja são boas alternativas para evitar desconfortos e prevenir os clientes da Covid-19. Tenha álcool gel sempre disponível.
Redes sociais
As mídias digitais serão sempre ótimas aliadas dos empreendedores. A divulgação e a venda dos produtos e serviços podem ser feita pelas redes sociais, levando conforto para quem prefere se esconder do sol nos dias quentes de verão. O delivery continua sendo uma boa alternativa também. Em ambos os casos, é necessário promover uma boa experiência para o cliente, com entregas rápidas e personalizadas.
Bônus: É comida?
Fique atento ao armazenamento e à validade dos produtos. Alimentos perecíveis precisam de um cuidado redobrado. Lembre-se sempre de oferecer condições de segurança em relação à Covid-19, seguindo todos os protocolos de prevenção.