Ícone do site Norte Notícia

Após ser paralisado 3 meses, por falta de munição, curso de formação de agentes de segurança da GCM de Linhares retorna

Foto - SECOM/ Linhares

O curso de Formação de Agentes de Segurança para a Guarda Civil (GCM), de Linhares está de volta, na ocasião em que o curso foi paralisado a informação era de que o município não havia comprado às munições, mas em nota a Prefeitura negou e jogou para cima da empresa que havia sido comprado as munições, alegando atraso na entrega por falta de matéria-prima.

Também na época, o Norte Notícia deixou o espaço aberto para a Prefeitura apresentar documentos da aquisição das munições, porém nenhum documento foi enviado. Mas como bem diz o dito popular, “antes tarde do que nunca”.

Nesta segunda-feira (19/09) a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, anunciou a volta do curso de Capacitação em Armamento e Tiro  na capacitação de formação dos agentes de segurança municipais para aquisição do porte institucional de arma de fogo.

Ainda de acordo com o município, nesta segunda-feira, a primeira turma, composta por 51 guardas municipais, teve aula prática de tiro de precisão, tempo e saque rápido, realizada num clube de tiro em Linhares.

ANÚNCIO

O Curso de Capacitação em Armamento e Tiro é ministrado pelo Governo do Estado, através da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol/ES), com atividades teóricas e práticas até o próximo dia 30 de setembro.

O treinamento integra a primeira etapa para a aquisição do porte de arma institucional. Nela, 51 guardas municipais participam do curso. A qualificação tem carga horária mínima de 80h, com 400 disparos por agente.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, acompanhou o desenvolvimento dos agentes durante a aula prática.

“O curso avança, chegando na parte prática de tiro que é a última etapa do curso de aproximadamente 500 h/aula. Estou acompanhando de perto, vendo o desempenho dos guardas municipais. Um desempenho muito bom, estão nos primeiros dias do treinamento prático, então, a tendência é que esse desempenho evolua de acordo com as instruções realizadas”, pontuou o titular, que acrescenta: “entendemos que a arma é um instrumento de defesa pessoal e da população e o Guarda Municipal tem que estar bem treinado”.

“Estamos indo além da grade curricular da Polícia Federal. Cada guarda municipal efetuará 400 disparos de pistola ponto 40. Observamos desde o início das aulas práticas uma evolução na qualidade do disparo e enquadramento ao alvo. O curso vai capacitar o guarda para atuar nas ruas de Linhares, oferecendo um melhor serviço à população”, explicou o instrutor e Policial Civil Dilson Vicente Nunes, que conduz o treinamento de tiro.

Nelsileia da Rocha Santos, guarda municipal, não escondeu a emoção de estar participando da primeira turma para aquisição do porte. “Um momento muito aguardado por todos nós. É muita emoção, vamos aproveitar o momento para aprender o possível. A arma de fogo é um instrumento de defesa que vamos ter para podermos defender a população de forma correta e nivelada”, comentou.

Click AQUI e veja matéria na época em que o curso foi paralisado.

Foto – SECOM/ Linhares

 

 

Sair da versão mobile