Após várias manifestações em redes sociais de profissionais de Educação Física, proprietários, funcionários e usuários de academias, foi aprovado pelos vereadores da Câmara de Linhares o Projeto de Lei de nº 1549/2020 que torna essenciais os serviços de Educação Física em Linhares na Sessão Ordinária desta segunda-feira (18). O PL declara a essencialidade para a saúde pública dos serviços de Educação Física, esportes e afins como forma de prevenir doenças físicas e mentais no âmbito do município de Linhares.
O educador físico Michel Barros esteve novamente na tribuna livre para explicar e defender o projeto que também foi a âmbito estadual na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Segundo ele, a Educação Física está inserida na área da saúde.
“Ela é uma atividade que auxilia na reabilitação e no tratamento de doenças, como as do coração, ortopédicas ou hormonais. Desde o início da pandemia, os trabalhos foram interrompidos porque as academias estão fechadas. Elas são os locais apropriados para a maioria dos tratamentos que vão além da saúde física, mas mental também. Por isso, a importância desse projeto”, disse.
Este assunto já havia sido abordado no Plenário da Câmara, pelo vereador Estefano Silote e também nas redes sociais do parlamentar. Este mesmo tema foi matéria no último sábado, 16 de maio aqui no Norte Noticia. Veja
De acordo com o projeto, os estabelecimentos deverão seguir normas mais rigorosas de higiene, que já eram de praxe, e de distanciamento social nas academias para poder reabrir durante a pandemia. O Projeto de Lei segue para sanção do prefeito.