Ícone do site Norte Notícia

Agricultores do norte do ES recebem sementes do conilon Conquista.

Foi apresentada aos cafeicultores da região norte do Espírito Santo, a ‘ES8152 Conquista’, cultivar melhorada de café conilon propagada por semente. A iniciativa foi do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Tudo isso é resultado do Programa de Melhoramento Genético do Incaper, iniciado em 1985, com a colaboração da Embrapa Café.

Por conta da pandemia, a apresentação da cultivar foi feita por meio de um vídeo gravado em Barra de São Francisco, e disponibilizado nas redes sociais do Incaper e da Seag. Na ação, foram distribuídos cerca de 300 quilos de sementes da cultivar Conquista, aos cafeicultores do norte capixaba.

O secretário da Agricultura, Paulo Foletto, em nota disse; “Estamos celebrando a apresentação da variedade conquista propagada por semente em Barra de São Francisco e região. O Espírito Santo produz 20% do café conilon do planeta, nós triplicamos a produtividade, saímos de 17 sacas por hectare para mais de 42 sacas. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho de excelência em pesquisa e extensão rural feita pelo Incaper ao longo de todos esses anos. Não tenho dúvidas que o café capixaba vai continuar sendo referência no mundo”.

Para Antônio Carlos Machado, diretor-presidente do Incaper, a apresentação da cultivar Conquista aos agricultores, tem uma importância significativa para a cafeicultura do Espírito Santo. Segundo ele, a intenção é dar mais igualdade para à produção de café em todas as regiões do Estado.

“Nós lançamos a cultivar Conquista no sul do Estado, justamente para fortalecer e valorizar a cafeicultura de conilon daquela região. Mas, a força do café conilon está no norte, que é responsável pela maior parte da nossa produção. Além disso, historicamente, a região norte do Estado é a que mais sofre com o déficit hídrico. Por isso, a importância de apresentar a cultivar Conquista aos agricultores da região: justamente porque essa cultivar atende aos anseios e às necessidades dos cafeicultores que buscam por plantas mais resistentes à seca, mais produtivas e de qualidade”, afirmou Machado.

O lançamento do cultivar Conquista aconteceu em junho de 2019 na Fazenda Experimental do Incaper, em Bananal do Norte, distrito de Pacotuba, município de Cachoeiro de Itapemirim.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile