O governador do Estado, Renato Casagrande, recebeu, na manhã desta quinta-feira (01/07), os lutadores capixabas de taekwondo que conquistaram medalhas no Open Sudeste da modalidade, no último final de semana. A visita, que ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, contou também com a participação do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.
Dos 15 atletas que participaram do encontro, 14 conquistaram medalhas na competição – que também valia pontos para o ranking nacional da modalidade –, sendo dois ouros, cinco pratas e sete bronzes.
Durante a agenda, o governador ressaltou a importância dos programas de incentivo esportivo desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), que contemplam nove dos 15 atletas medalhistas: cinco por meio do projeto Campeões de Futuro e os outros quatro pelo Bolsa Atleta, que oferece incentivo financeiro a atletas e paratletas de alto rendimento do Espírito Santo.
“Sempre é uma alegria receber os atletas. O esporte leva o nome do Estado para fora, dá oportunidade aos atletas, envolve as famílias e as comunidades. Estamos tendo dificuldade neste ano por falta de previsão orçamentária, pois assumimos o Orçamento como estava. O [Programa] Compete foi interrompido nos últimos anos e vamos retomá-lo a partir do ano que vem”, destacou.
O secretário Júnior Abreu fez questão de elogiar os atletas e garantiu empenho para que os programas do Governo tenham ainda mais recursos nos próximos anos. “Apesar de seu pequeno tamanho geográfico, o Espírito Santo é um dos estados com mais conquistas esportivas de destaque nos últimos anos. Isso se deve muito ao empenho dos atletas e também aos programas que temos, por meio da Sesport. A intenção para os próximos anos é buscar ainda mais investimentos para que os atletas continuem sendo referência e enchendo o Estado de orgulho”, afirmou.
Próximos desafios
A próxima competição dos atletas será o Super Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 12 a 18 de agosto, no Rio de Janeiro-RJ. Medalha de ouro no Open Sudeste, Ronaldo Coutinho destacou a importância do benefício para seu futuro esportivo.
“O Bolsa Atleta veio para somar muito, principalmente na equipe médica, porque eu não tinha fisioterapeuta, nem nutricionista. Além disso, me ajudou a comprar equipamento para os treinos, investir na minha carreira e viajar mais. Daqui a duas semanas tem o Super Campeonato Brasileiro e estou confiante em trazer uma medalha para o Estado. Logo depois, tenho o Chile Open e a President’s Cup, nos Estados Unidos, competições que vão somar muito no ranking nacional e servirão para que eu possa tentar vaga na Olimpíada de 2024”, disse Ronaldo.
Confira a lista de todos os medalhistas no Open Sudeste:
Ouro:
Charles de Oliveira – Master masculino 2 acima de 80 kg;
Ronaldo Coutinho – Sub 21 masculino até 63 kg;
Prata:
Breno Pereira – Adulto masculino até 68 kg;
Davi Gobbi – Cadete masculino até 37 kg;
Gabriele Meireles – Cadete feminino até 44 kg;
Lucas Lutzke – Cadete masculino até 41 kg;
Natally Feu – Adulto feminino até 62 kg;
Bronze:
Caio Silva – Sub 21 masculino até 54 kg;
Calebe Rodrigues – Sub 21 masculino até 58 kg;
Charlles Maioli – Adulto masculino até 74 kg;
Gabriel Amatto – Cadete masculino até 37 kg;
Gabriel Gobbi – Junior masculino até 45 kg;
Kamilly Shneider – Cadete feminino até 37 kg;
Luisa Eleuterio – Cadete feminino até 47 kg