A comunidade de Bebedouro, em Linhares, viveu um domingo (26/07) de muita cultura, tradição e integração com a realização do 11º Batizado e Troca de Cordéis, promovido pela Associação de Capoeira Pandeiro de Ouro, em parceria com o Projeto Ginga Bebedouro e o Lar São José.
O evento foi considerado um grande sucesso pelos organizadores e reuniu centenas de pessoas, entre capoeiristas, familiares, amigos e admiradores da modalidade. O encontro também contou com a presença de importantes nomes da capoeira do Espírito Santo e da Bahia, consolidando Bebedouro como um importante palco de valorização da cultura afro-brasileira.
Com o tema “Iê! Viva Meu Mestre”, o batizado proporcionou momentos de emoção, aprendizado e reconhecimento à história da capoeira, reforçando valores como respeito, disciplina, amizade, inclusão social e cidadania.
Nos Siga no Instagram – @nortenoticiaes
Mestres renomados prestigiaram o evento
Um dos momentos mais marcantes da programação foi a homenagem ao Mestre Soró, de Ilhéus (BA), referência nacional da capoeira e reconhecido por sua importante contribuição à formação de diversas gerações de capoeiristas.
O evento também contou com a participação do Mestre Hulk, de Linhares (ES), anfitrião da programação e responsável pelo desenvolvimento de um importante trabalho social através da capoeira no município.
Também prestigiaram o encontro o Professor Diego e o Instrutor Diamante, que atuam diretamente na formação de crianças, adolescentes e jovens, utilizando a capoeira como instrumento de educação, disciplina e transformação social.
A presença desses importantes representantes da capoeira do Espírito Santo e da Bahia tornou a programação ainda mais especial, promovendo troca de conhecimentos e fortalecendo os laços entre diferentes grupos e gerações de praticantes.
Tradição, emoção e valorização da cultura
O tradicional Batizado e Troca de Cordéis é um dos momentos mais importantes da capoeira. Durante a cerimônia, novos alunos receberam seu primeiro cordel, enquanto praticantes que evoluíram na modalidade conquistaram novas graduações, simbolizando o crescimento técnico e pessoal de cada capoeirista.
Além das rodas de capoeira, o público acompanhou apresentações, homenagens e momentos de confraternização, reforçando o compromisso da modalidade com a preservação da cultura afro-brasileira e a promoção da inclusão social.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão: https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Organização agradece apoio e participação
Ao final do evento, a organização fez questão de agradecer a todos que contribuíram para o sucesso da programação.
O Mestre Hulk destacou a importância da participação da comunidade, dos atletas, familiares, patrocinadores, parceiros e voluntários que acreditaram no projeto e colaboraram para a realização de mais uma edição do Batizado e Troca de Cordéis.
“Nossa gratidão a todos que estiveram presentes, aos mestres, professores, instrutores, alunos, familiares, patrocinadores e apoiadores. O sucesso deste evento é resultado da união de muitas pessoas que acreditam na força da capoeira como ferramenta de transformação social e valorização da nossa cultura.”
Segundo os organizadores, o excelente público presente demonstra o crescimento da capoeira em Linhares e reforça a importância de incentivar iniciativas que unem esporte, educação, cultura e cidadania.
A realização do 11º Batizado e Troca de Cordéis deixa um legado de integração, respeito e fortalecimento da cultura popular, reafirmando o compromisso da Associação de Capoeira Pandeiro de Ouro e de seus parceiros com a formação de novos capoeiristas e cidadãos.

Espaço aberto
