Quem tem o desejo de realizar exame para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Espírito Santo não precisará mais passar pelas tão temidas provas de baliza e ladeira nas provas práticas de trânsito.
A informação foi dada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) após a publicação de uma portaria complementar à Resolução Federal sobre exame prático de direção.
📲 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Segundo o Detran-ES, a medida já está em vigor desde o retorno das provas práticas, ocorrido no dia 19 de janeiro. O órgão ainda relatou que todos os critérios para a prova prática são definidos pelo Contran.
Com a decisão, o Espírito Santo segue iniciativas tomadas em outros estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo, federações que também extinguiram os exames.
📢 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Prova em carro automático
A respeito de São Paulo, com o fim da baliza no estado, o exame passou a concentrar a prova na etapa de circulação.
“O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de setaa; a realização do procedimento de ‘parada’ em local permitido; bem como como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito“, disse, em nota.
O órgão também enfatizou que os candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão realizar o exame prático em carros automáticos, regularmente cadastrados.
As medidas implementadas na resolução do Contran vêm no conjunto das alterações nas regras para tirar e renovar a CNH. A principal delas é o fato de não ser mais obrigatório contratar autoescola para aprender e fazer as aulas práticas de direção.







