Em uma ação conjunta das Polícias Civis da Bahia e do Espírito Santo, um homem identificado como Everaldo Matos, de 54 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (21) em Linhares, no Norte do Estado. Ele é apontado como o principal responsável por uma série de incêndios criminosos em florestas e pilhas de madeira, que causaram prejuízos estimados em quase R$ 40 milhões nos dois estados.
O mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão foi expedido pela Vara de Jurisdição Plena de Nova Viçosa (BA), sob determinação do juiz Renan Souza Moreira.
📲 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
🔎 Crimes se espalharam por cidades do ES e da Bahia
As investigações apontam que Everaldo teria provocado incêndios de grandes proporções entre 2023 e 2025, atingindo extensas áreas de vegetação e depósitos de madeira nos municípios de Linhares, Jaguaré e São Mateus, no Espírito Santo, e em Nova Viçosa, na Bahia.
De acordo com as autoridades, além dos prejuízos financeiros, os crimes provocaram graves danos ambientais, como contaminação do solo e do ar, além da interdição temporária das BRs 101 e 418, afetando o tráfego por várias horas.
💬 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
🕵️ Tecnologia ajudou na captura
Segundo o delegado Marcos Ludovico, titular da Polícia Civil de Mucuri (BA), a prisão foi resultado de um trabalho de investigação minucioso, que contou com recursos tecnológicos e monitoramento avançado.
Durante a operação, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e dois celulares foram apreendidos. O material deve ajudar a polícia a aprofundar as investigações sobre a extensão dos crimes e possíveis cúmplices.
Everaldo foi encaminhado para a Delegacia Regional de Linhares, onde prestou depoimento, e, em seguida, levado para a Penitenciária Regional da cidade. Ele ficará à disposição da Justiça da Bahia, responsável pelo processo criminal.










