Moradores das localidades de Bebedouro e Perobas, no interior de Linhares, estão mobilizados e prometem protestos caso se confirme a transferência dos médicos que atualmente atendem nas Unidades de Saúde dessas regiões. De acordo com informações repassadas por moradores ao Norte Notícia, os profissionais Dr. Dionizio (de Bebedouro) e Dr. Adilson (de Perobas) devem ser realocados para outras unidades a partir desta segunda-feira, dia 19 de maio.
A notícia da mudança gerou revolta nas comunidades, que alegam não terem sido ouvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. A possibilidade da troca gerou manifestações ainda no final de semana, com promessas de protestos na Câmara de Vereadores e até o bloqueio de importantes vias da região, como a BR-101 e a ES-440.
Na quinta-feira (16/05), moradores de Bebedouro se reuniram em frente à Unidade de Saúde para pedir a permanência do Dr. Dionizio e relataram a situação à reportagem do NN. Veja matéria clicando AQUI.
Já neste domingo (18), moradores de Perobas foram até o posto local e também se manifestaram contra a saída do Dr. Adilson, profissional amplamente elogiado por seu atendimento.
Dona Zuméria Pereira Soeiro, de 74 anos, moradora de Perobas desde que nasceu, foi uma das que se manifestaram. “Ele é um médico excelente.
A gente confia nele. Não queremos outro”, afirmou. Anilceia Santos (a Ceia), moradora da região há quase 30 anos, compartilha do mesmo sentimento: “Sempre fomos mal atendidos aqui. Agora que temos um médico que se importa, querem tirar?”
Lorival Gonzaga dos Santos Filho também declarou sua insatisfação e exigiu providências imediatas para que o médico permaneça.
Já a moradora Sandra relembrou episódios de maus-tratos anteriores no atendimento: “Teve médico aqui que já me agrediu com palavras. Agora que temos um bom, eles querem tirar?”
Valdelice, outra moradora, destacou que o médico sempre atendeu com respeito e dedicação. “Isso é um descaso com a comunidade. Ninguém nos ouviu”, desabafou.
A dona Laurentina também fez questão de manifestar que não quer a saida do Dr. Adilson do Posto de saúde.
Nos grupos de WhatsApp das localidades, circulam mensagens convocando a população para comparecer à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (19) e alertando sobre possíveis bloqueios nas rodovias.
ANÚNCIO
Em Perobas, a promessa é fechar a ES-440 se a transferência de Dr. Adilson não for revista.
A população espera um posicionamento oficial da Prefeitura de Linhares e da Secretaria de Saúde. Caso contrário, o clima é de tensão e mobilização crescente nas comunidades.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.