Motociclistas não pagarão pedágio para trafegar na BR-101 no Espírito Santo. Quem informa é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A isenção acontecerá com as obras de otimização da via.
Além da isenção para motocicletas, haverá também o Desconto Básico de Tarifa (DBT) para quem utilizar o adesivo (TAG). O desconto será de 5% e qualquer condutor tem direito ao benefício, desde que o veículo esteja adesivado.
Também há o Desconto de Usuário Frequente (DUF) para veículos leves que trafegam nos trechos com alta frequência e utilizem a TAG. Por exemplo, aqueles que diariamente atravessam a rodovia para trabalhar em cidades vizinhas.
“A concessão contemplará uma sistemática inovadora com descontos progressivos na tarifa de acordo com a frequência de utilização dentro de um mesmo mês”, explica a ANTT.
O plano de otimização do contrato da BR-101 foi debatido em audiência pública realizada na última terça-feira (26), em Vitória. Uma outra audiência será realizada na semana que vem, no dia 4 de dezembro.
Também haverá desconto para usuários das categorias 1, 3 e 5 que utilizarem a pista AVI.
Praça e percentual de desconto unitário
P01 Pedro Canário – 1,74%
P02 São Mateus – 4,47%
P03 Aracruz – 3,96%
P04 Serra – 3,20%
P05 Guarapari – 3,02%
P06 Itapemirim – 1,77%
P07 Mimoso do Sul – 1,33%
Novo contrato das obras de duplicação.
O novo contrato prevê a duplicação de 84 quilômetros, e a criação de mais 12 quilômetros em obras de contornos viários, no prazo de três anos, com investimentos de mais de R$ 2 bilhões. No total, até a duplicação completa, a previsão é de 10,3 bilhões em investimentos.
Em 2022, a Eco-101, concessionária que administra a via, chegou a desistir do contrato de concessão da rodovia após formalizar o pedido junto à ANTT, mas a empresa segue no páreo para continuar na administração da BR-101.
Apesar disso, outras empresas poderão participar do leilão para a concessão, que deve acontecer entre abril e maio do ano que vem, na Bolsa de Valores, em São Paulo. A ideia é retomar as obras em julho de 2025.
Ainda falta duplicar 170 quilômetros. Os contornos serão feitos em Linhares, Ibiraçu e Fundão.
O contrato prevê também a construção de 40 quilômetros de terceira faixa em determinados trechos da rodovia, além de 40 passarelas e pontos de descanso para caminhoneiros. As penalidades para descumprimento de prazos se tornaram mais rigorosas.
Fonte e Foto/ Folha Vitória.
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