No último domingo (03/11), após tantos anos treinando para a prova, era hora de fazer o exame “pra valer”.
A estudante Gabriela de Mendonça Dalvi, que se preparava desde o 9º para a realização da prova do ENEM, foi surpreendida por uma falta de energia, ao se deslocar de sua residência para o local da prova
Como o local de prova ficava a cinco minutos de sua casa, a estudante e seu pai, entraram no elevador do condomínio por volta das 12h 20, mas foram surpreendidos por uma queda de energia.
Foram 40 minutos presos, o que fez com que Gabriela perdesse a prova. “Vou tentar entrar com algum recurso para ver se consigo a reaplicação. Mas não sei se vou conseguir, porque isso nunca aconteceu com ninguém e não há nada desse tipo previsto em edital”.
Segundo a estudante, não houve falta de energia no local da prova.
Durante todo momento em que ficaram presos no elevador eles buscaram ajuda para que a estudante conseguisse sair do equipamento para fazer a prova.
“Meu pai havia ligado várias vezes para o técnico, mas ele não chegava. O elevador parou entre a portaria e o subsolo. A porta do subsolo abriu e ficamos a mais ou menos 20 centímetros de pular, mas meu pai ficou com medo de pularmos e na hora a energia voltar. Isso poderia nos matar”, contou a jovem.
Às 12h56 a energia voltou, mas Gabriela percebeu que não daria mais tempo de realizar a prova. “Moro no local há 12 anos e nunca ficamos presos no elevador”.
A estudante, este ano, conseguiu aprovação em duas faculdades privadas de Medicina, mas o sonho é estudar na federal. “Ainda estou muito chateada e triste”.
ALUNOS PODEM SOLICITAR NOVO EXAME
Quem tem direito?
De acordo com o edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), se o participante foi afetado por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, ele pode solicitar a reaplicação.
Também podem solicitar candidatos acometidos por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas.
O participante deve inserir, obrigatoriamente, documento legível que comprove a doença, com nome completo.
Como solicitar?
O candidato deve fazer a solicitação por meio da Página do Participante. O prazo será de 11 a 15 deste mês. A aplicação das provas será nos dias 10 e 11 de dezembro.
Segundo dia de prova
A aplicação do Enem continuará no próximo domingo (10), quando os participantes resolverão itens de Ciências da Natureza e Matemática.
Gabarito
O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20. O resultado deve ser divulgado no dia 13 de janeiro de 2025.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.