No dia 10 de outubro, a empresa Azul anunciou a suspensão dos voos de Linhares para Belo Horizonte como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda a partir de 9 de novembro de 2024. A companhia ainda afirmou que as mudanças fazem parte do planejamento operacional, e que os clientes afetados iriam receber a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Após o anúncio, o deputado estadual e prefeito eleito de Linhares, Lucas Scaramussa, anunciou que agilizaria rapidamente uma lei de incentivo às empresas com o objetivo de que a empresa não suspendesse os voos. A lei foi aprovada, e o deputado Lucas comemorou a decisão, e ainda na sexta-feira dia (25/10), postou em suas redes sociais, o que chamou de “bela notícia”, o retorno dos voos. Porém, esqueceu de esclarecer que os voos não serão mais diários, e sim apenas três dias por semana. Ao contrário do deputado, o governador Renato Casagrande postou nesta quinta-feira (31/10), a informação completa. Veja print da publicação logo abaixo.
Desde o ano passado, quando a Anac autorizou o início das operações no aeroporto Antônio Edson De Azevedo Lima, a Azul oferece voos diários decolando de Belo Horizonte às 12h50 e pousando em Linhares, às 14h30. No sentido contrário, partindo de Linhares, às 14h55, e aterrissando às 16h35 na capital mineira. Apenas aos sábados, esses horários mudavam com as decolagens de Confins acontecendo às 9h20 e os pousos às 11h. No sentido inverso as decolagens acontecem 11h25, enquanto os pousos, às 13h05.
O voo inaugural da rota Belo Horizonte x Linhares aconteceu no dia 4 de dezembro de 2023, com saída do aeroporto de Confins em direção ao Norte do Espírito Santo. Na época, a expectativa era que os voos trariam um avanço significativo para a região norte capixaba. Os voos comerciais seriam feitos diariamente.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.