A coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Prefeitura de Linhares, Mônica Buffon, explica que o objetivo dos mutirões é agilizar o recadastramento. “Nosso objetivo com os mutirões para o atendimento da população, é atender o maior número de pessoas possíveis e garantir os benefícios assistenciais aos moradores”.
Além dos mutirões nos Cras, a secretaria de Assistência Social também realizou nos dias 01 e 04 de maio, visitas domiciliares em várias localidades e mutirão via telefone. Ao todo 515 famílias foram beneficiadas.
O mutirão também ofertará orientações sobre programas, benefícios e serviços disponibilizados pelo Cras às comunidades. Para ter acesso aos serviços, é imprescindível que as pessoas levem consigo documentação pessoal (veja relação abaixo), não só do titular do cadastro, como de todas as pessoas que habitam a mesma residência.
Importante lembrar que o Cadastro Único é auto declaratório, portanto é responsabilidade das famílias declarar informações verdadeiras, enquanto compete ao Município assegurar a qualidade da coleta de dados.
Documentação necessária para o mutirão CadÚnico:
- Comprovante de residência com CEP – original ou aplicativo
Pessoas com mais de 18 anos: - RG
- CPF
- Título de eleitor
- Carteira de trabalho
- Holerite recente – caso alguém da família tenha emprego registrado
Crianças e adolescentes: - Certidão de nascimento e/ou RG
- CPF
- Declaração escolar recente
Outros: - Certidão de óbito – caso algum membro da família tenha falecido
- Guarda – caso algum menor não more com os pais