Eleitoras e eleitores têm até 8 de maio, pouco mais de dois meses, para tirar a primeira via do título ou regularizar a situação eleitoral e votar no pleito municipal de outubro.
O alistamento dos jovens que completam 16 anos até o 1º turno e desejam comparecer às urnas em 2024, mesmo tendo o voto facultativo, encerra-se na mesma data.
É possível solicitar as operações sem sair de casa, por meio do autoatendimento eleitoral. No entanto, para a emissão do título é necessário que o eleitor compareça a um cartório eleitoral em até 30 dias para a coleta dos dados biométricos e validação do pedido. Para o atendimento presencial em Linhares, a pessoa deve procurar o Cartório Eleitoral, localizado no bairro Colina.
Quem estiver com o título cancelado, bem como aquelas pessoas que mudaram de cidade e precisam fazer a transferência de domicílio eleitoral, também têm até 8 de maio para resolver a pendência.
Dúvidas sobre emissão do título eleitoral, transferência, cancelamento e outras relacionadas à situação eleitoral acesse o site do TRE-ES: www.tre-es.jus.br
* Tirar ou regularizar título
* Cartório Eleitoral de Linhares – avenida Aracruz, 810, bairro Colina
* Horário: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
* Telefone para informações: (27) 3371-1044
DISPUTA MUNICIPAL
Em 2024, os linharenses vão eleger candidatos para o cargo de prefeito e seu vice, além de vereadoras e vereadores. O pleito acontece no dia 6 de outubro.
Até o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, o movimento de futuros candidatos ao Executivo Municipal deve esquentar o cenário de disputa.
As convenções partidárias, momento em que os partidos oficializam seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, acontecem de 20 de julho a 5 de agosto. Os nomes que concorrem ao pleito serão conhecidos até 15 de agosto, prazo final para o registro no Tribunal Regional Eleitoral.