A força do empreendedorismo feminino foi celebrada nesta terça-feira (03/10), no auditório do Sebrae-ES, em Vitória, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Mulher de Negócios 2023. Nesta edição, mais de 150 mulheres de 44 municípios capixabas concorreram em três categorias: Microempreendedora Individual, Pequenos Negócios e Produtora Rural.
“O prêmio foi criado para dar visibilidade às histórias de empreendedoras que fazem a diferença não só no mundo dos negócios, mas também em suas comunidades. São mulheres que inspiram outras com suas ideias inovadoras, criatividade e trajetória de lutas”, destaca Andrea Gama, gestora estadual do programa Sebrae Delas.
A superintendente da Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (Fetransportes), Simone de Fátima Garcia, que é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, ressalta que, atualmente, o estado conta com 195 mil mulheres à frente de pequenos negócios e que as ações do Sebrae são cruciais para o seu desenvolvimento.
“O Sebrae promove o empreendedorismo feminino como ferramenta de transformação social. Por meio de métodos avançados de gestão e incentivo à atitude empreendedora, as mulheres transformam seu potencial em negócios bem-sucedidos”.
Na categoria Pequenos Negócios, a vencedora foi Mariana Medeiros Mota Tessarolo, proprietária da Casa de Repouso Aconchego, que possui sede em Aracruz, Linhares (no Colina e no Interlagos) e em Colatina.
Ela transformou sua paixão por trabalhar com idosos em um empreendimento que já conta com quatro unidades espalhadas nas regiões Norte e Noroeste do Estado.
Enfermeira e psicóloga, Mariana trabalhou muitos plantões e vendeu seu carro para iniciar seu sonho de empreender. Com suas economias, ela conseguiu, aos poucos, reformar a casa que se tornou a primeira unidade da Casa de Repouso Aconchego.
“Eu realmente acredito no que faço e tenho muita confiança no meu negócio. Quando quis empreender, muitos disseram que era uma loucura, principalmente por ser no interior. No entanto, estudei muito, conheci o Sebrae e nunca mais larguei. Além do Empretec, já participei de diversos cursos e consultorias”, relembra.
Em menos de 10 anos, Mariana estabeleceu-se como uma referência nacional em seu setor e atualmente integra a Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI, que representa mais de sete mil instituições de longa permanência para idosos em todo o país.
Informações você pode ligar para: (27) 99911-2623
*Com informações de Sebrae-ES/ Fotos – Divulgação.