A primeira cidade do estado a investir nesses aparelhos, Colatina modificou as ruas do Centro e do Bairro São Silvano com a instalação de botoeiras inclusivas, durante o mês de maio.
Os sinalizadores foram instalados a pedido do prefeito Guerino Balestrassi, que fez questão de um novo sistema semafórico para dar mais segurança, mobilidade e inclusão. Um ambiente propício para essa mudança, o maio amarelo procura alertar a população em relação aos riscos no trânsito.
“Agora temos o sinal de pedestre que permite o deficiente visual possa utilizá-lo e isso vai facilitar a vida do pedestre. Em todos os cruzamentos foram instalados os novos sinais.” declarou o Coronel Ferrari, Secretário de Trânsito de Colatina.
Sobre o equipamento
Basta apertar o botão para que o aparelho emita uma mensagem de voz. O equipamento recomenda que o pedestre permaneça apertando o botão por cerca de 3 segundos, para que a travessia sonora possa ser ativada.
Posteriormente, é emitido um alerta para que o pedestre aguarde o fluxo de veículos diminuir quando o semáforo fechar. A partir disso, um sinal sonoro é emitido pelo equipamento. Esse alerta vai se modificando em questão de velocidade, conforme a travessia avança, de modo a orientar o pedestre sobre o tempo restante de travessia.