Com o objetivo de facilitar o acesso aos testes rápidos de diagnóstico à Covid-19, a Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), criou vários pontos de testagem no município, voltados exclusivamente para atender à pessoas assintomáticas. A medida passou a valer desde 20 de janeiro. Com isso, a procura vem crescendo de forma considerável, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Nas UBS da área urbana, o atendimento é realizado através de distribuição de senha. Quem estiver com algum sintoma da Covid-19, deve se dirigir à Unidade de Síndrome Gripal, ao lado do Hospital Sagrado Coração de Maria, das 7h30 às 17h, e após esse horário, procurar o hospital que funciona 24 horas.
Os testes para assintomáticos devem ser realizados na UBS de referência do paciente. Os moradores da área rural, serão atendidos nas Unidades de Saúde da sua localidade. Quem mora em outro município, mas trabalha em João Neiva, apresentando sintomas, deve procurar a Unidade de Síndrome Gripal.
Pacientes positivados não precisam refazer o teste, após passar o período de isolamento descrito no atestado médico. Caso permaneça com sintomas, deverá procurar os serviços de saúde para reavaliação, que poderá estender isolamento até dez dias.
“A descentralização dos testes rápidos, tem por objetivo, alcançar uma maior cobertura na detecção dos casos de Covid-19, a tempo de evitar mais infecções, principalmente causadas por pessoas assintomáticas”, destacou a coordenadora de Estratégia da Saúde Fátima Jesus.