Ao contrário do que muitos pensam a Terapêutica Tântrica não é indicada apenas para tratar questões sexuais. Mas afinal, o que é Terapêutica Tântrica? A terapia tântrica é um conjunto de técnicas que trazem um novo significado para a relação com o corpo, com a sexualidade, trabalha a auto estima, ajuda ter mais confiança, disposição e potencializa a capacidade de ter prazer.
A terapeuta corporal tântrica, que atende no Espaço Identidade, Mirlene Ramalho- Prem Nandana, explica que o fato de vivermos em uma sociedade repressora nos faz perder a capacidade de sentir e o tantra é um convite para mergulha dentro de si e assim aprender enfrentar nossos medos e traumas.
“Vivemos numa sociedade extremamente repressora e limitante e por isso perdemos a nossa capacidade de sentir. O Tantra te convida a mergulhar profundamente em si e, através da expansão de consciência, te leva a sair da superfície. Aprender a ressignificar sua sexualidade através do Tantra é o caminho a ser percorrido. Também nos ensina a enfrentar nossos medos, traumas, culpas, crenças que nos limitam como seres humanos. Por isso é tão importante e especial”, esclarece a terapeuta.
Sobre a visão equivocada das pessoas sobre essa terapia, que acham que visa apenas o lado sexual, Prem Nandana diz que isso se deve a cultura patriarcal ocidental a qual estamos inseridos. “Essa visão vem da psicogenia, da cultura patriarcal ocidental. Mas o Tantra é mais que isso, te leva a cura de muitos bloqueios fisiológicos e psicoemocionais. O viver do Tantra te faz um ser sublime, com elevação de consciência”, pontua.
Quem pode fazer terapia tântrica
Mirlene diz que qualquer pessoa maior de 18 anos pode fazer a terapia tântrica. “Todos nós ao longo da vida absorvemos couraças, medos, culpas, traumas e muitas outras questões mal resolvidas, por isso, qualquer pessoa maior de 18 anos pode mergulhar e aprender a filosofia Tantra, para usar na vida pessoal, sem restrições, mas para isso é necessário abdicar de muitas crenças absorvidas ao longo da vida”.
Como funciona a terapia tântrica
Segundo a terapeuta, essa terapia usa, além da massagem tântrica, a meditação e a respiração, em um processo terapêutico baseado muito mais no corpo do que na fala.
Durante a terapia, ela diz que conduz essa energia pelos chacras (os pontos de energia do organismo, segundo a filosofia yoga). Com isso, a pessoa desperta regiões do corpo “adormecidas” para nova sensações. Além do impacto físico, e até traumas esquecidos.
No início do processo a profissional conversa com quem busca o tratamento para entender o que a pessoa busca e assim direcionar as sessões.
Espaço Identidade
O Espaço Identidade Terapias Clínicas existe há um ano. No Espaço também é oferecido atendimento de hipnose clínica e nutricionistas especializada na saúde da mulher.