Já imaginou você ficar cerca de dois meses para conseguir uma consulta com um neurologista, e quando chega o dia, você se desloca até outra cidade onde o atendimento seria realizado, e só lá fica sabendo que a consulta foi cancela?
Pois, isso foi o que aconteceu com a salgadeira, Joelma Gomes da Costa Conceição, 30 anos.
De acordo com Joelma, ela ficou mais de dois meses para conseguir marcar uma consulta com um nefrologista, na cidade de Colatina. A consulta ficou marcada para hoje, segunda-feira, 27 de dezembro de 2021. Conforme a paciente que mora no bairro Bebedouro, o primeiro ônibus que sai do distrito e vai até o Centro de Linhares, passa na localidade às cinco e meia da manhã. Ela teve que pagar um carro de aplicativo para chegar na Central de Ambulância mais cedo, já que o ônibus sairia para Colatina às cinco e meia. Joelma pagou R$ 40,00 (quarenta reais), para chegar a tempo e pegar o ônibus da Prefeitura, para não perder a consulta.
Mas o que a Joelma Gomes e outras três pessoas também moradoras de Linhares não esperavam eram ser surpreendidas ao chegar em Colatina, para realizar a consulta. Ao chegar no local foram avisadas de que todas as consultas foram canceladas desde o dia 21 de dezembro, mas segundo Joelma ela não foi avisada, assim como as outras três pacientes também não.
A paciente ficou indignada e faz vários questionamentos. Veja vídeo.
Nossa reportagem procurou o setor de comunicação da Prefeitura para saber o motivo dos pacientes não terem sido avisados dos cancelamentos das consultas. A Prefeitura se posicionou a respeito do fato através de nota.
“A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares informa que 16 pacientes que estavam com agendamento marcado com neurologista na Santa Casa de Colatina para esta segunda (27), tiveram a consulta cancelada. Tão logo foi informada do cancelamento, a Central de Regulação Municipal entrou em contato, via telefone, para avisar que a Regional Colatina havia cancelado o atendimento por problema com o médico responsável pelas consultas.
Dos 16 pacientes, quatro não atenderam as ligações na quinta (23), e na sexta-feira (24). A Central de Regulação ficou à disposição também no sábado (25), e, além dos contatos telefônicos, deixou a listagem dos pacientes na Central de Transportes com o respectivo aviso do cancelamento das consultas em Colatina. A Secretaria de Saúde lamenta o transtorno causado aos pacientes com o cancelamento da agenda no município de Colatina, Regional no atendimento da especialidade neurológica”.