No domingo (28/11), fortes chuvas caíram no município de Linhares provocando alagamentos, causando estragos e grandes prejuízos para a população e também para o poder publico. E infelizmente esse cenário de alagamentos e destruição tem sido uma constante e preocupa os moradores de todo o município.
Como uma visão voltada para a solução prática, rápida e até mesmo com um custo baixo, o vereador Waldeir de Freitas (PTB), protocolou na Câmara de Vereadores de Linhares o Projeto de Lei, que dispõe sobre a implantação de dispositivo chamado “Bueiro Ecológico”.
De acordo com o parlamentar, os chamados Bueiros Ecológicos já são utilizados ao redor do mundo e funcionam como um filtro interno instalado no interior dos bueiros, retendo resíduos sólidos e impedindo que estes cheguem até aos rios, lagos e oceano ou que por acúmulo provoquem entupimento da rede pluvial.
Alguns municípios do Brasil já vêm fazendo a instalação desses bueiros, um exemplo é o município de Poços de Caldas, no Estado de Minas Geras, e a experiência tem sido fantástica.
Veja a reportagem da TV Poços sobre a instalação desse dispositivo.
No município Linharense esse problema de alagamento se arrasta por décadas e as reclamações são constantes.
De acordo com informações da Prefeitura de Linhares, Após as fortes chuvas registradas no último domingo, dia 28, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) têm realizado um intenso trabalho de limpeza de vias urbanas a fim de desobstruir bueiros e galerias e evitar novos pontos de alagamento.
Durante a operação realizada na segunda-feira (29/11), em todos os bairros da sede, mais de 280 toneladas de resíduos foram removidos das vias públicas, bueiros e galerias. Conforme a secretaria, em consequência da chuva, havia muito lixo espalhado, além de areia e material proveniente da construção civil, que impediam o escoamento da água até os bueiros.
Ciente de todos esses problemas o vereador afirmou: “Tenho certeza que esse projeto sendo aprovado e com a instalação dos “Bueiro Ecológico” esses problemas serão resolvidos quase em sua totalidade”. Afirmou Waldeir de Freitas.
O projeto foi protocolado na Câmara e deverá ser lido nas próximas sessões.
Veja o projeto abaixo e imagens de “Bueiros Ecológicos”.