O último final de semana em Linhares foi marcado por protestos promovidos por moradores, que cobram da Prefeitura soluções para problemas, que vêm trazendo até prejuízos financeiros.
Domingo (25/04), vários moradores cansados de cobrar da administração pública, providências para a disponibilização de um contêiner de lixo, na Rua Castelo Branco, que fica no Bairro Juparanã próximo à entrada da Vila Capixaba, realizaram um protesto com lixo espalhado pela rua. O problema acontece por conta de uma impossibilidade de acesso do caminhão fazer o recolhimento do lixo doméstico, devido as ruas serem estreitas.
Segundo o morador, Alexsandro Ferreira de Oliveira, 39 anos, que trabalha como pedreiro, as mais de 100 famílias que residem na Vila, precisam levar todo o lixo que eles produzem para a Rua Castelo Branco e colocam próximo a casa dele. Alexsandro disse que há anos eles pedem para a prefeitura colocar um contêiner para amenizar a situação, mas a Prefeitura simplesmente não atende.
Outro morador que falou com nossa reportagem foi o sargento Romanha, que também cobrou a colocação de um contêiner para os moradores da Vila Capixaba, para que possam utilizá-lo e não colocar o lixo no chão. Romanha citou ainda, que na Avenida Guerino Giuberti, onde o caminhão que faz o recolhimento do lixo tem acesso fácil, a prefeitura colocou ao longo da Avenida vários contêineres, mas aqui que tem maior necessidade ficou sem.
Veja entrevista dos moradores e entenda o caso.
Cansados de esperar uma solução da prefeitura que nunca chega, na manhã desse domingo, um grupo de moradores espalharam todo o lixo e entulhos na Rua, e na manhã desta segunda-feira (26/04), a prefeitura recolheu o entulho e o lixo.
Nossa reportagem demandou a prefeitura sobre o problema que respondeu através de nota:
“A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos informa que realiza regularmente a coleta de entulho e de lixo, bem como a limpeza manual e mecanizada de ruas e avenidas dos bairros da sede e do interior do município.
Informa que, de acordo com o cronograma de recolhimento de entulho – amplamente divulgado no site e nas redes oficiais da Prefeitura – o serviço foi realizado no último dia 14, no bairro Juparanã, sendo que a próxima coleta será realizada nesta sexta-feira (30).
A pasta pede aos cidadãos que respeitem o cronograma de entulho e depositem os materiais apenas no dia anterior à data programada para sua região; e que espere até a próxima data para realizar novamente o descarte a fim de evitar pontos viciados”.
Vale lembrar que o município de Linhares faz a cobrança mensal de uma taxa para o recolhimento de lixo doméstico. O valor dessa taxa, está vinculada à conta de água do SAAE. A taxa foi criada nos primeiros mandatos do prefeito Guenino Zanon, e os moradores que não tem o lixo recolhido também pagam por esse serviço.
PROTESTO NO INTERLAGOS
No sábado (24/04), moradores da Avenida Quintino Bocaiuva no Bairro Interlagos, também cansados de esperar uma solução por parte da Prefeitura, para o escoamento da água da chuva, protestaram abrindo uma vala no meio da via, que impediu o tráfego de veículos.
Nossa reportagem esteve na manhã desta segunda-feira (26/04) no local, e conversou com duas moradoras: a dona Elizete e Rose.
Veja:
Veja a vala que criou na base do muro.