O mês de abril, o mais doce do ano, está chegando e junto com ele, a Páscoa. A data pode significar para os empreendedores do setor de alimentos uma boa oportunidade para alavancar as vendas e/ou iniciar um novo negócio.
Este é o caso da Mariana Dalto e do seu parceiro Vinicius Tavares. Juntos, eles criaram a Tutti Box, com o objetivo de vender cestas e box de café da manhã, mas já estão aproveitando a data para incrementar o cardápio com ovos de páscoa gourmets. “A ideia da Tutti Box surgiu em meio a duas necessidades nascidas da pandemia: a necessidade do delivery durante o isolamento social e a necessidade das pessoas de demonstrarem afeto à distância. Temos demanda de datas especiais o ano todo e presentear é um hábito muito valorizado na nossa cultura”, destaca Mariana.
No ano passado, 8.080 empreendedores também apostaram no setor de alimentos. A concorrência, no entanto, não assusta a mais nova empresária da área. “A nossa expectativa é de que a Tutti consiga ser reconhecida como uma empresa que presta um atendimento de excelência e quem sabe, possamos expandir nossos produtos ou até mesmo abraçar outros segmentos”, ressalta a empreendedora.
Apesar dos ovos de chocolate serem o símbolo da Páscoa, no Espírito Santo, a tradicional torta capixaba é a personagem principal desta data. Por conta da pandemia, muitos empreendedores vão apostar nas encomendas e delivery para garantir as vendas.
A empreendedora de Vila Velha, Nilza Francisca, que confessa ter uma paixão pela confeitaria, vai apostar mais um ano nas encomendas da torta capixaba como alternativa para faturar. “Este é o segundo ano que vamos trabalhar com a torta capixaba e também vamos fazer ovos de páscoa. Estamos aproveitando as datas comemorativas para recuperar o tempo perdido”, destaca. Hoje, além de trabalhar com buffet para festas, Nilza tem uma barraquinha na praça de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha e viveu os dois lados da pandemia “A pandemia vem atrapalhando porque a quantidade de clientes na barraca foi diminuindo. Mas também tem o lado positivo, porque a área de encomendas cresceu muito durante a pandemia, e eu cresci também. Então para essa área que eu estou querendo focar, melhorou bastante”, ressalta Nilza.
Oficina de Formação de preços
Para orientar os empreendedores a precificarem seus produtos, o Serviço de Apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores do Espírito Santo (Sebrae/ES) está com inscrições abertas para a oficina de “Formação do preço de venda para o comércio”. A ação vai acontecer no dia 23 de março às 18 horas e as inscrições estão abertas na Loja Sebrae/ES (loja.sebraees.com.br). A capacitação é gratuita e online.
“As datas comemorativas são de fato, boas oportunidades para alavancar as vendas, no entanto também é preciso saber precificar os produtos e serviços para que o empreendedor obtenha um lucro real sobre o esforço de venda”, finaliza a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.