Na manhã desta segunda-feira (12/10), Centenas de peixes apareceram mortos boiando em uma lagoa de Linhares. A água e peixes foram recolhidos pela prefeitura para análise.
A Lagoa do Meio fica na área urbana do município. De acordo com biólogos, a situação pode ter sido causada pela falta de oxigênio na água provocada pela poluição.
“Essa lagoa é uma lagoa urbana e recebe uma grande quantidade de esgoto doméstico e industrial. O esgoto aumenta a quantidade de nutrientes da água e, com isso, a cobertura vegetal de alga e outras plantas vão crescer, se alimentar desses nutrientes e causar um aumento no consumo desse oxigênio”, explicou o biólogo Luciano Cabral.
Já A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares acredita que a morte foi causada pelas altas temperaturas. Os peixes e a água serão recolhidos para análise.
“Passamos por um período muito quente e isso influencia na temperatura da água, causando um fenômeno chamado inversão térmica. Isso faz com que tenha desprendimento de matéria orgânica do fundo e isso diminui drasticamente os níveis de oxigênio”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente Fabrício Borgui.
Na realidade as plantas que foram retiradas da lagoa faziam um importante papel despoluidor, promovendo a retirada de resíduos melhorando a oxigenação da água. “Uma das formas de tratamento de esgoto é a utilização de filtros biológicos, com brejos construídos, ou de lagoas com plantas aquáticas” ( EMBRAPA, 2020).
Na realidade ao retirar as plantas cometeram um crime ecológico, alteraram um bioma sem a devida precaução!
A solução para a Lagoa do Aviso/interlagos e lagos do meio passa por um processo simples de troca da água. Como, me chame no particular! 99974 1863 Professor Francisco Silva
AÇÃO AMADORA!