Em meio a uma crise financeira, o município de Linhares vai promover a partir da próxima segunda feira mais um gasto evitável: a troca de local de atendimento da Farmácia Básica, muito utilizada por moradores. O atendimento central sai da Rua Monsenhor Pedrinha, próximo do HGL, para a Avenida Nicola Biancard, 650, loja 06, esquina com a Av. Vitória, no centro da cidade, próximo a passarela do Colégio Estadual. De acordo com a Prefeitura, o atendimento de 7h às 18h, de segunda à sexta. No novo local, haverá atendimento aos sábados, como já acontecia no governo Nozinho Corrêa, de 7h às 17 horas.
Ao site da própria prefeitura, o secretário de Saúde, Valdir Massucati, argumentou que a mudança de local vai trazer maior facilidade aos munícipes em busca dos medicamentos disponíveis na questão logística. Mas, se de um lado o argumento é facilitar o acesso, do outro está uma questão pontual: aumento de custo. O valor do aluguel do novo ponto de atendimento custará mais caro aos moradores. Sem entrar em detalhes, o site nortenoticia apurou que se trata de valor diferente do que vinha sendo pago, nas proximidades da principal unidade de saúde do Município.
A mudança de local da Farmácia básica foi analisada por moradores ouvidos pela nossa reportagem. Para eles, a Farmácia Básica, na nova sede, vai privilegiar apenas quem mora no centro da cidade e prejudicar quem mora em outras regiões. Veja vídeos.
O OUTRO LADO
Nós enviamos pedido de posicionamento ao setor de comunicação da Prefeitura, sobre a finalidade da mudança e sobre o valor do novo aluguel. Em nota, a Prefeitura disse que, No novo endereço será possível dar maior acesso à população aos medicamentos e em relação aos valores do aluguel disse que, o aluguel da nova Farmácia Básica Municipal é proporcional ao valor de mercado e à dimensão do imóvel. Porém não informou o valor que era pago no imóvel antigo nem o valor que será pago no novo local.